Melhorias para o suporte a touchpads irá tornar o Android mais…

… amigável para o uso em PCs desktops! Embora sejam classes de equipamentos distintas, as estações de trabalho (PCs desktops e notebooks) e os dispositivos móveis (tablets e smartphones) possuem muitas particularidades em comum, em termos de interação e uso. Em tese, isto possibilitaria a criação de um sistema operacional unificado, dotado de recursos interativos capazes de oferecer as mesmas experiências de uso. Ao menos, isto é o que o Google Acredita, já que há algum tempo planeja integrar os sistemas ChromeOs e Android…

“Last month, Google revealed it plans to combine Chrome OS and Android into a single platform. A key part of this transition is making Android more capable on PCs, which means improving support for peripherals like touchpads. Over the past year, Google has already introduced several enhancements like a new tutorial page and a tap and drag gesture, and it plans to add more in upcoming releases, including a customizable three-finger tap gesture and a touchpad acceleration toggle.”

— by Android Authority.

Na versão mais recente do Android Canary, o Google lançou melhorias no suporte ao touchpad, com o objetivo de dar ao Android uma experiência mais parecida com a de um desktop. Uma das novidades é o gesto personalizável com três dedos, que já pode ser configurado para ações como clique do meio, ir para a tela inicial ou abrir o assistente Gemini. A versão Canary vai além, permitindo que esse gesto seja usado para abrir qualquer aplicativo que o usuário escolher. Também foi adicionada uma nova opção de aceleração do touchpad, que faz o cursor se mover mais longe quando você desliza mais rápido no touchpad.

Na versão estável do Android 16 e na versão beta QPR1, os usuários já contam com várias opções para o touchpad: gestos, toque para clicar, rolagem reversa, clique no canto inferior direito, toque e arraste, velocidade do ponteiro e configurações de acessibilidade. No entanto, os novos recursos do Canary – como o mapeamento para “abrir outro app” e a aceleração do touchpad – ainda não estão disponíveis nestas versões e podem chegar em uma futura atualização menor ou talvez no Android 17. Pelo visto, teremos que esperar para ver.

No geral, essas atualizações mostram o esforço do Google para unir o Android ao Chrome OS, criando uma plataforma mais integrada. Ao melhorar o suporte a periféricos em dispositivos como tablets e laptops, o Android está se tornando mais adequado para usos no estilo desktop. Esses avanços no touchpad – especialmente o gesto personalizável e o controle da aceleração do cursor – mostram que o Google está comprometido em tornar o Android mais poderoso e flexível para diferentes tipos de dispositivos.

Torçamos para que dê certo! Mesmo com o (grande) fiasco do Windows 8… &;-D