Lá no final de 2007, fiz uma interessante aposta na aquisição de uma placa de vídeo: ao invés de apostar em soluções com barramento de 128 bits (o mínimo exigido para um bom desempenho), resolvi escolher uma placa de baixo custo que oferecia apenas 64 bits, porém dotada de uma tecnologia de memória RAM baseada no padrão GDDR3, que por sua vez oferecia bem mais performance que as DDR2 e DDR3, bastante comuns na época. E deu certo! A ATI Radeon HD 2400XT saiu barata e com performance aceitável para rodar os jogos que curtia, como Unreal 2, DOOM 3 e FarCry (1 e 2). Só não testei Crysis…
“Micron Technology, Inc. (Nasdaq: MU), today (01/set) announced the world’s fastest discrete graphics memory solution, GDDR6X, the first to power system bandwidth up to 1 terabyte per second (TB/s). Working with visual computing technology leader NVIDIA, Micron debuted GDDR6X in the new NVIDIA® GeForce RTX™ 3090 and GeForce RTX 3080 graphics processing units (GPUs), which are tailored to support the fast speeds that immersive, high-performance gaming applications demand.” — by VideoCardz.
A Micron anunciou o lançamento das novas memórias RAM baseadas no padrão GDDR6X. Com uma largura de banda que proporciona valores de até 1 TB/seg., estes novos módulos de memória oferecerão performance suficiente para as futuras placas de vídeo de alto desempenho, com destaque para as soluções da nVidia (GeForce RTX 3080 e 3090), graças a colaboração mútua entre ambas as empresas. Em temos de jogos em resolução 4K de taxas de quadro de 60 FPS ou superior e tecnologias inovadoras de iluminação (Ray-Tracing), certamente estas memórias farão a diferença!
Porém, não estou empolgado com a disponibilidade do novo padrão e sim, pelo fato de saber que as tecnologias mais antigas (como o GDDR5) certamente terão uma bela redução de preço e equiparão as novas placas de vídeo mais modestas, tal como aconteceu com o GDDR3 assim que a própria GDDR5 foi lançada no mercado. Imaginem a possibilidade de montar um PC desktop modesto, com 8 GB de memória RAM e armazenamento de 256 GB NVMe, com uma simples VGA de apenas 4 GB de RAM, mas com performance suficiente para rodar os jogos atuais com qualidade em 900p ou até mesmo Full-HD?
Pois em 2021 ou 2022, serei obrigado a trocar de PC… &;-D