Há muitos anos (quando prestava serviços de manutenção e suporte técnico para PCs desktops & periféricos), instalar drivers e configurar impressoras era uma tarefa bem “enjoada”, em vista das limitações tecnológicas na época! Além destes equipamentos dependerem de conexões baseadas em portas paralela (que exigiam as definições de IRQ, DMA e I/O, além dos modos de funcionamento e a aquisição de cabos compatíveis), os seus drivers eram geralmente fornecidos em disquetes e caso dessem defeitos (o que era muito comum), sofríamos para baixá-los em vista das conexões discadas limitadas e poucas opções de downloads…
“There has seemingly always been a love-hate relationship between Windows operating systems and printers. From issues with third-party drivers to Windows Updates breaking printer functionality altogether, Windows users have seen it all. However, Microsoft has announced plans to simplify the installation process of printers for users and reduce the number of security and compatibility issues that can arise with third-party drivers.”
— by Tom’s Hardware.
Apesar da evolução tecnológica ter resolvido a grande maioria destes problemas, as impressoras ainda representam uma bela “dor de cabeça” para alguns sistemas operacionais mais modernos, como é o caso do Windows 10 (que teve problemas na gestão destes periféricos, por causa de uma das atualizações feitas há alguns anos). Por isto, a Microsoft tomou uma drástica (mas inteligente) decisão: anunciou o fim do suporte para drivers de terceiros! Isto também irá simplificar o processo de instalação e gestão, bem como reduzir os problemas de segurança e incompatibilidade causados (segundo ela) por estes drivers.
Isto será possível graças aos drivers do programa Microsoft IPP Class Driver, disponíveis a partir da atualização 21H2 e designado para prover suporte padronizado para todas as impressoras compatíveis com as especificações da Aliança Mopria, sem necessitar de drivers de terceiros. Esta por sua vez, é uma iniciativa formada pelos principais fabricantes de scanners e impressoras, designada para desenvolver padrões e soluções universais para estas classes de dispositivos. Porém, estes drivers apenas irão suportar as funcionalidades essenciais, para que estes equipamentos possam ser utilizados sem maiores problemas.
Tais drivers funcionam tão bem, que a Microsoft já pretende eliminar o suporte para os drivers de impressoras legados (v3 e v4), iniciando a partir de 2025 uma lenta e contínua eliminação gradual. Já a partir de 2026, a Microsoft irá ajustar a sua classificação, com o objetivo de dar preferência para os drivers de classe UPP nativo, ao invés dos drivers enviados pelos fabricantes no Windows Update. Por fim, a Microsoft não permitirá mais atualizações de drivers de terceiros a partir de 2027, a menos que sejam especificamente projetadas para resolver algum problema sério, como solucionar falhas de segurança.
Em um futuro não muito distante, não será mais necessário instalar drivers (de terceiros) para utilizar os nossos periféricos preferidos, bastando apenas conectá-los ao computador e aguardar o sistema realizar o seu reconhecimento! Inclusive, outros sistemas operacionais também deverão ser privilegiados pela Mopria, como é o caso do macOS e os sistemas GNU/Linux (além dos sistemas voltados para os dispositivos móveis). Por fim, pelo fato destes utilizarem o servidor CUPS para a gestão do sistema de impressão (e dispor de seus próprios drivers), vai ser interessante ver como este serviço irá funcionar.
Em tempo: saudades da minha boa e velha HP DeskJet 710C… &;-D