Microsoft Copilot+ PC: preparados para lidar com PCs “inteligentes”?

Que a Inteligência Artificial e todas as suas ramificações, vieram para tornar as nossas vidas mais fáceis, já sabemos disto sem sombra de dúvida! Serviços como o ChatGPT e o Dall-E, são bons exemplos de recursos que fazem o uso da IA generativa e torna possível “criar” uma série de conteúdos que até então, não seria fácil e trivial de fazer, através dos meios tradicionais. Imagina então, utilizá-los de forma intuitivia e integrada ao sistema operacional, presente em seu PC desktop? Eis, a proposta da Microsoft com o Copilot+ PC

“Microsoft first announced its new range of Copilot+ PCs ahead of the Microsoft Build developer conference, and today, we’re seeing the first Copilot+ PCs launch, including Microsoft’s own Surface Pro 11 and Surface Laptop 7. If you’re unfamiliar with what a Copilot+ PC is, here’s a brief overview. According to Microsoft, “Copilot+ PCs are the fastest, most intelligent Windows PCs ever built.” To be deemed a Copilot+ PC, it has to feature silicon capable of 40+ TOPS, which only Qualcomm’s Snapdragon X Elite chip currently offers. Intel and AMD’s competing Copilot+ PC chips will arrive before the end of the year.”

— by Laptop Magazine.

A empresa já havia anunciado o lançamento de uma nova linha de PCs Copilot+, os quais são capazes de executar as aplicações e os serviços que fazem o uso da Inteligência Artificial generativa. Dentre eles, destacam-se o Surface Pro 11 e o Surface Laptop 7, desenvolvidos pela própria Microsoft. Mas eles não serão os únicos a contar com esta tecnologia: para que um PC desktop seja capaz de suportar o Copilot+, bastará apenas que ele seja dotado de uma unidade de processamento neural (NPU), com capacidade de pelo menos 40 TOPS. No momento, apenas os SoCs Snapdragon X Elite (Qualcomm) oferece isto, embora tanto a Intel quanto a AMD devam lançar novos processadores com suporte a IA integrada.

Então, o que o Copilot+ poderá fazer por nós vocês? Algumas aplicações que se encontram disponíveis no sistema, fazem o uso intensivo do Copilot+ para estender as suas funcionalidades, como é o caso do Windows Photo: o Restyle Image permite redefinir o estido da imagem, através de perfis pré-definidos ou uma descrição geral, tornando-a uma “obra de arte” (dependendo do ponto de vista). Já o Image Creator permite criar novas imagens que também deverão ser baseadas na descrição feita pelo usuário (tal como já fazemos com o Dall-E). Por fim, o Cocreator é um recurso integrado ao Paint e que nos auxilia não só na criação de uma nova imagem, mas também na sua edição.

Dentre os demais recursos oferecidos, estão o Recall (para relembrar as ações executadas pelos usuários, através do uso de capturas de telas para isto), os efeitos visuais para o Windows Studio Effects (para ajustar os atributos de vídeo como o brilho, a iluminação e o foco, em seções de webconferência) e o Live Captions (para criar as legendas traduzidas para diversos idiomas, em vídeos hospedados em plataformas como o Youtube ou até mesmo em seções de webconferência). Ainda para este ano, fabricantes consagrados como a Acer, a Asus, a Dell, a HP, a Lenovo, a MSI e a Samsung, irão oferecer produtos capazes de entregar os requisitos necessários para suportar o Copilot+.

Já estou até mesmo imaginando o “selinho colorido” que virá impresso neles… &;-D

Leave a Comment