O Microsoft Edge (em sua segunda encarnação) é um navegador WEB desenvolvido pela Microsoft, com o objetivo de substituir o antigo (e odiado) Microsoft Internet Explorer. Utilizando uma engine de renderização baseada no EdgeHTML, com o foco na performance e segurança, o navegador em questão falhou miseravelmente, por não entregar o prometido, além de gerar uma grande dor de cabeça, em vista dos seus problemas de compatibilidade com as páginas WEB…
“Microsoft has released the latest version of its Chromium-based web browser. Edge 86 is packed full of not only the usual raft of bug fixes and performance improvements, but also a host of new features. This version of the browser sees the arrival of Secure DNS (DNS-over-HTTPS) support, as well as numerous improvements to PDF handling. Support for tables of contents aids document navigation, while pen support for highlighting and enhanced scrolling will be welcomed by many. Other improvements and additions include site testing in Internet Explorer mode.” — by BetaNews.
Inesperadamente, a empresa resolveu apostar no Software Livre e reformular a base do seu navegador, construindo-o a partir do Chromium e utilizando uma engine de renderização baseada no motor WebKit (e seus derivados). Com isso, ela conseguiu entregar um novo navegador WEB prático, funcional, integrado, compatível e com ótimo desempenho, rivalizando em qualidade com os demais navegadores WEB do mercado! E agora, através da mais recente versão 86, o navegador WEB entregará uma série de melhorias importantes:
- Suporte ao DNS seguro (DNS over HTTPS);
- Melhorias no tratamento de arquivos PDF;
- Mais recursos no gerenciamento de downloads;
- Modo “Internet Explorer” para fins de testes;
- Troca automatica de perfil para Windows 7 e 8;
- Além das habituais otimizações e correções.
Apesar da “fama ruim” da Microsoft em construir navegadores WEB (em vista do descompromisso com o Internet Explorer e o fracasso do antigo Microsoft Edge), o novo navegador WEB da Microsoft (de fato) entrega uma experiência de uso mais agradável e consistente, embora ainda esteja atrás dos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox (nestes e em outros quesitos). Ainda assim, sempre que possível reservo um dia para acessá-lo e experimentá-lo, já que muitos de seus serviços terão este navegador em mente, como porta de acesso.
O que mais dizer? Experimente! Senão… &;-D