Embora tenha ficado aliviado pela Microsoft (e não a Sony) ter adquirido a ZeniMax e seus estúdios & IPs, na prática a aquisição se tornou algo bastante prejudicial, para aqueles que curtem os jogos eletrônicos em consoles. Além de restringir a escolha da plataforma de jogos preferida (em vista dos jogos se tonarem exclusivos para elas), muitas vezes isto também afeta o preço praticado, já que eles somente poderão ser adquiridos em uma única loja oficial…
“An Xbox Game Pass slowdown might be why I’m hearing that a number of Xbox exclusives are coming to consoles with which Microsoft usually competes. Sources familiar with Microsoft’s plans tell The Verge that the company is getting ready to launch a select number of Xbox games on PS5 and Nintendo Switch. Weeks of rumors suggest that Hi-Fi Rush, Sea of Thieves, and even Bethesda titles like Starfield and Indiana Jones could appear on non-Xbox platforms…”
— by The Verge.
Inclusive, esta prática pode até mesmo afetar a venda dos seus próprios títulos exclusivos, uma vez que eles ficam atrelados à sua plataforma, especialmente se ela não tiver uma participação relevante no mercado. Eis, a situação do próprio Xbox Series S/X, que além de não concorrer de igual para igual com o PlayStation 5, também está enfrentando sérias dificuldades para superar o Nintendo Switch. Sabendo disso e desejando promover uma revolução no mercado, há tempos sabemos que a Microsoft considerava a possibilidade de se concentrar na prestação de serviços, expandindo as ofertas e os benefícios do seu Xbox Game Pass para as outras plataformas. Porém, as vendas (de jogos) também não irão ficar de fora.
Eis, os rumores: a empresa pretende disponibilizar uma seleção dos seus jogos exclusivos, para outras plataformas como o PlayStation 5 e o Nintendo Switch! Dentre os jogos que serão oferecidos, estão Hi-Fi Rush e Sea of Thieves. A seguir, será a vez de títulos da Bethesda como Starfield e Indiana Jones, sem considerar ainda outros títulos originais. Se por um lado, tais ações certamente irão gerar mais receitas para a empresa (já que irá disponibilizá-los para um público bem maior e diversificado), por outro muitos consideram esta estratégia arriscada, por enfraquecer (ainda mais) a própria plataforma Xbox!
Para se ter a idéia do impacto dos jogos multi-plataforma nas finanças da empresa, as receitas do segmento dos jogos acabou de superar as receitas do sistema operacional Windows, em vista da aquisição da Activision e a sua popular franquia Call of Duty, além de outros jogos casuais bastante populares. Os FPSs não só se encontra disponível para todas as plataformas (PCs e consoles), como também possui edições voltadas até mesmo para os dispositivos móveis e em vista do seu alcance e popularidade, CoD tem proporcionado boas receitas para a Microsoft. Então, porquê seria diferente com outros jogos populares?
Sem contar ainda, as outras iniciativas para expandir o Xbox Game Pass…
Quanto aos consoles em si, não sabemos o que o futuro irá reservar. A crença geral é que o segmento de hardware (consoles) continuará a existir, embora o foco seja mais direcionado para as inovações, como é o caso dos recentes rumores sobre a possível criação de um console portátil. Ainda assim, a empresa irá manter os investimentos para os tradicionais consoles de mesa, atualizando a sua plataforma de hardware e trazendo melhorias para os seus acessórios, tal como foi vazado recentemente em relação ao Xbox Series X (uma edição sem suporte a mídia óptica e com controles remodelados).
Uma coisa é certa: onde as IPs Fallout e The Elder Scrolls estiverem… &;-D