Apesar de ser bastante receptivo em relação a iniciativas e ações em prol da natureza e da sustentabilidade, isto não significa que sou trouxa em acreditar que as empresas estão preocupadas (de fato) em proteger o planeta e a sua biodiversidade! Muitas vezes, elas se aproveitam da atenção da mídia especializada para promover a sua marca e vender mais produtos e serviços, além de se protegerem contra as regulamentações de diversos países em relação ao tema…
“At Microsoft, we have set the commitments to operate as a carbon negative, water positive and zero waste company by 2030. Microsoft strives to empower the world to do more, and driving positive, transformational change requires thinking beyond traditional boundaries. Gaming provides an incredible platform to drive cultural change on a global scale and encourage players to explore, experiment, and connect with the world and with each other in new ways. Sustainability is a team sport…”
— by Xbox News.
A Microsoft é uma das instituições que já reafirmou o compromisso de se tornar uma empresa que opera com zero desperdício de recursos naturais e emissão de carbono, até 2030. Por isto, todas as suas divisões promovem iniciativas que vão de encontro a estes propósitos e a plataforma de jogos Xbox é uma delas. Dentre as ações feitas, destaque para o lançamento de um novo controle construído com base em matérias-primas obtidas a partir de reciclagem, além de outras como o desenvolvimento de ferramentas para medições de emissão de carbono, o estabelecimento de ações coletivas com jogadores, parceiros da indústria e organizações externas, além de eventos onlines promocionais em prol da conservação do planeta Terra.
O novo controle “Remix Special Edition” será produzido com o objetivo de ter pelo menos 20% de material reciclado em sua construção, composto por plásticos e resinas em sua carcaça e componentes eletrônicos. O programa também irá contemplar os demais controles da empresa, como já é o caso dos controles Daystrike Camo e Electric Volt (que já estão em fase de transição), além dos controles Shock Blue e Pulse Red (que mais à frente, também serão incluídos). Na página oficial Xbox Sustainability, poderemos ter uma lista completa dos controles disponíveis, embora este modelo mais recente ainda não esteja lá.
Além disso, o Xbox Design Lab (a plataforma de personalização de controles da Microsoft) foi lançado com 15 novas cores que contêm plásticos e resinas recicladas. As matérias-prima são obtidas a partir de coleta de eletrônicos para descarte, como é o caso de uma recente parceria que a Microsoft fez com uma empresa varejista Elkjøp. A empresa atua na região nórdica (Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia) e através da campanha Urban Miner, aproximadamente 11 eletrônicos foram obtidos, o que equivale a 17 toneladas de lixo eletrônico!
Por fim, A Microsoft eliminou o uso de poliestireno na confecção dos novos cartões de ativação que são disponibiizados nos pontos de venda, os quais também são utilizados como cartões-presentes. A empresa também fez a transição para o uso papelão, juntamente com o apoio dos seus parceiros. As sacolas plásticas utilizadas para empacotar os seus produtos (juntamente com os cartões de ativação) também foram gradativamente substituídas e com isto, ela espera eliminar mais de 2 milhões de sacolas plásticas para os próximos dois anos fiscais.
Resumindo: ações que reúnem o “útil ao agradável”… &;-D