Que a Apple se estabeleceu no mercado como a empresa que oferece os MELHORES produtos de Tecnologia do mercado (superando com folga toda a concorrência), não há como discordar! Pois não há smartphones melhores que o iPhone, assim como não há tablets, notebooks e estações de trabalhos melhores que o iPad, o MacBook e o Mac. As unidades computacionais (atualmente baseadas em SoCs ARMs) também são consideradas as mais poderosas e os sistemas operacionais (iOS e macOS) entregam as melhores experiências de facilidade e de usabilidade…
“Amazon has reduced the price tag on the Microsoft Surface Laptop as it currently sits at $796 even for Cyber Monday. Be sure to act fast and get yourself one because only a few units are available. It’s been roughly 20 hours since I received the Microsoft Surface Laptop, unraveled it from all its unboxing glory, and put it on my desk in place of my trusty M3 MacBook Air. This morning, I practically flew through my usual apps and services like every other day, only this time, on a Windows PC instead of a Mac.”
— by ZDNet.
Uma das (poucas) maneiras que a concorrência encontrou para competir, foi lançar produtos que eles consideram “bons o suficiente”, capazes de superar os produtos da Apple em alguns quesitos e de quebra, oferecer aquilo que eles acreditam ser a melhor relação de custos vs benefícios. Esta, foi a conclusão de Kerry Wan (editor sênior do portal ZDNet), após comprar o notebook Microsoft Surface em uma promoção de Cyber Monday (promovida pela Amazon), o qual está sendo oferecido por “apenas” US$ 796 (com um desconto de +200 dólares em cima do valor original). Pois se a promoção não existisse…
Além do excelente acabamento do produto (destacando a sua contrução com base em uma única peça de alumínio) e opções de telas de 13 e 15 polegadas, Wan se deu conta de cara que as aplicações que fazem o uso da Inteligência Artificial trabalham de forma bem mais fluída e responsiva nesta nova estação de trabalho, se comparada com o (não tão) “antigo” e badalado MacBook Air M3. Isto se dá, em vista da Microsoft ter investido bastante na sua iniciativa Copilot+ PC, que por sua vez define como os novos computadores deverão oferecer recursos aprimorados de IA. Para isto, faz-se necessário contar com uma NPU que ofereça pelo menos 40 TOPS, além do produto ser ultraportátil e dotado de boa autonomia.
No geral, dentre os aspectos que o Surface Laptop se destaca, são:
- Mais recursos de IA integrados no dispositivo: as aplicações da Microsoft (Microsoft Word, Paint e Teams) oferecem experiências as melhores de uso por já estarem integradas ao sistema (juntamente com o Copilot), não sendo mais necessário acionar o navegador WEB para acessar as ferramentas de IA de terceiros, fazer o trabalho desejado.
- O Windows Hello parece mais rápido do que nunca: o sistema de autenticação baseado em biometria (com destaque para o reconhecimento facial) combinada com a rápida inicialização do sistema, funciona de forma bem mais rápida e fluída, graças as conveniências proporcionadas pelo Windows Hello.
- Suporte para telas sensíveis ao toque: os notebooks Surfaces não só contam com esta tecnologia, como também possui uma boa integração com a IA (Copilot+) e as aplicações nativas, destacando-se a facilidade de gerar imagens com base em esboços desenhados à mão através da nova ferramenta Cocreator no Paint.
Pode-se dizer que o Microsoft Surface Laptop é melhor que o Apple MacBook M3? Pessoalmente, acredito que não. Embora o produto da Microsoft ofereça algumas vantagens interessantes, elas poderão deixar de existir se a Apple implementar as melhorias necessárias, para que os MacBooks possam suportar os recursos já mencionados, nos quais o Surface se destaca. E de quebra, o sistema operacional macOS é bem mais confiável que o Windows, pois além de não sofrer com os mesmos problemas de instabilidades e travamentos (especialmente após as atualizações regulares), eles ainda são menos suscetíveis a ataques e pragas virtuais.
Além disso, o Windows dificilmente se tornará um sistema mais confiável… &;-D