Minisforum MS-R1: este seria mais um mini PC da marca, se não fosse…

… por um mero detalhe: ele possui um processador baseado no set de instruções ARM, ao invés do tradicional x86! Há tempos, sonho em adquirir um equipamento dotado de SoCs ARM, com o objetivo de explorar as virtudes e as qualidades das unidades de processamento, baseadas nas arquiteturas ARM Cortex. Até cheguei a adquirir uma plaquinha computacional Orange Pi 3 Zero, mas a sua limitada capacidade de processamento não oferece muitas possibilidades de exploração. Por isto, ainda aguardo o lançamento de máquinas mais acessíveis e versáteis…

“Minisforum announces the global launch of the MS-R1, the world’s first Arm-based Mini workstation supporting UEFI boot and multi-system virtualization. Compact, efficient, and highly expandable, the MS-R1 redefines what desktop Arm computing can achieve – marking a major step towards bringing server-grade Arm performance to the desktop.”

— by TechPowerUp.

Pelo visto, terei que contar (novamente) com fabricantes chineses para isto! A Minisforum anunciou o lançamento global do MS-R1, a primeira Mini workstation baseada em ARM do mundo que suporta nativamente a inicialização através do UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) e virtualização multi-sistema. Este lançamento representa um passo significativo para trazer o desempenho ARM de nível de servidor para PCs desktop, combinando eficiência e elevada capacidade de expansão num formato compacto de apenas 1,7 litros.

O coração do MS-R1 é o (desconhecido) processador CIX CP8180, um chip ARM de 12 núcleos e 12 threads, com um TDP (Thermal Design Power) de 28 Watts. Embora tenhoa um TDP modesto, ele se destaca pela sua capacidade de computação de IA, oferecendo 45 TOPS (Trilhões de Operações por Segundo) de desempenho total, dos quais 28,8 TOPS são dedicados pela NPU (Unidade de Processamento Neural) para acelerar inferências de IA e cargas de trabalho de edge computing.

Uma das características inovadoras do MS-R1 é o suporte para a inicialização através do UEFI, o que simplifica drasticamente a instalação de sistemas operacionais convencionais como o GNU/Linux (e talvez o Windows), sem necessidade de configurações complexas. O mini PC suporta até 64 GB de memória LPDDR5 a 5500 MHz com ECC (Error Correction Code) para maior confiabilidade. Em termos de armazenamento, ele começa com 1 TB NVMe SSD, mas permite expansão até 8 TB através de opções PCIe 4.0 M.2 ou U.2.

Em termos de conetividade e expansão, o MS-R1 está equipado com duas portas 10 GbE (embora apenas uma bastasse), Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3. Ele ainda inclui um slot PCIe x16 (com largura de banda x8), permitindo a instalação de uma placa gráfica dedicada, uma placa de rede de alta velocidade ou módulos de armazenamento U.2. Esta flexibilidade torna o MS-R1 uma plataforma versátil para desenvolvimento de IA, trabalho criativo e implementações empresariais.

Uma pena que já havia adquirido recentemente o Lenovo ThinkCentre M70q… &;-D