A usabilidade e a facilidade de uso são aspectos tão importantes em um software, quanto a disponibilidade de recursos e funcionalidades. Por isso, os produtos da Microsoft e Apple ganham um grande destaque no mercado, tornando as atividades intuitivas e agradáveis, no uso destes softwares. No mundo do Software Livre, o GNOME e o KDE são excelentes ambientes gráficos sob o ponto de vista da usabilidade; porém, o mesmo não se dá para muitos aplicativos e utilitários, embora reconheça que tenham evoluído bastante ao longo dos anos…
“Even though we’re in the web browser business, we know you don’t go online to look at Firefox, it’s more that you look through Firefox to get to everything on the open web. In today’s major release, Firefox sports a fresh new design that gets you where you’re going online, fast and distraction-free. And since we’re all about privacy, we’re also expanding integrated privacy protections in Firefox, so you feel safe and free to be yourself online thanks to fewer eyes following you across the web.”
— by Mozilla blog.
Um deles foi justamente o Firefox, o qual apesar de ter a minha preferência, já deixou a desejar em termos de usabilidade e desempenho. Em outros tempos, usava mais o Ópera e o Chromium ao invés dele, justamente por causa da falta de integração ao ambiente gráfico GNOME. felizmente, ele melhorou bastante neste aspecto, se tornando um aplicativo bastante prático e funcional. Por isso, venho acompanhando com boas expectativas, as promessas em relação as melhorias sob estes aspectos. E elas já estão aí! A partir da versão 89, o Firefox irá oferecer uma interface mais limpa e elegante, com ênfase na simplicidade, modernidade e rapidez, para entregar uma experiência mais agradável, em prol de menos cliques e outras distrações no seu uso diário.
Ele agora irá contar com uma barra de ferramentas mais simplificada, além de uma melhor reestruturação dos menus e seus comandos, assim como recebeu diversas melhorias visuais nos elementos que compõem a sua interface. As guias (abas) agora estão com os cantos arredondados e parecem “flutuar”, sugerindo mais flexibilidade no seu reposicionamento em relação as demais guias em aberto. Já quanto as notificações e os alertas, eles foram redefinidos, de forma a gerar menos interrupções e tornar o foco na atividade mais contínua e sem intromissões. A privacidade também recebeu diversas melhorias, com destaque para o ícone do escudo exibindo um leve brilho, indicando a execução de bloqueios de rastreamento, por parte dos sites acessados. Por fim, a auto-reprodução de mídia está desabilitada por padrão.
Obviamente, tais mudanças não aconteceram por acaso: elas se deram em vista de uma pesquisa realizada pela Fundação Mozilla, a qual tem como base o estudo sobre como as pessoas interagem com o aplicativo, observando seus padrões e comportamentos em relação a navegação WEB e a execução de atividades a partir dele. No geral, estas melhorias devem entregar para os seus usuários, um navegador WEB moderno e otimizado, garantindo uma experiência mais harmoniosa e coesa, não importando em qual plataforma ele estará em execução: seja em PCs desktops, notebooks, tablets e/ou smartphones, além de sistemas como o Windows, macOS, Linux, iOS e Android!
Resumindo: tudo aquilo que eles prometeram lá na versão 1.0… &;-D