Para muitos, o navegador WEB desenvolvido pelo Google é o mais rápido disponível no mercado. No entanto, um estudo psicológico patrocinado pela Mozilla, revela que o marketing “forçado” pelo Google e a percepção afetada dos usuários por parte dele, acabaram criando a noção de que o Chrome é mais rápido que o Firefox (e demais concorrentes). A pesquisa em questão, é baseada no efeito priming (“primeiro”), um fenômeno psicológico pelo qual as pessoas “usam as informações mais imediatamente acessíveis para tomar decisões…”
“Mozilla has found a way to make its Firefox browser feel faster without any engineering effort: tell people that it’s faster than the competition. In a research paper released on Wednesday (10/mar), current and former researchers from the public benefit company, with the help of a Cornell academic, describe their effort to understand why Google’s Chrome browser is so widely used ‘given that the performance of various browsers is rated as similar by industry reviewers.'”
— by The Register.
Na visão da Mozilla as pessoas lêem tanto nos anúncios do Google que “o Chrome é o navegador mais rápido da WEB”, que muitos passam a assumir a propaganda como verdade absoluta! Por isso, a fundação já começa a se mexer para redefinir as suas novas estratégias de marketing, tomando como base as percepções dos usuários em relação a propaganda. Resumindo: será mais fácil dizer para as elas, que o Firefox é mais rápido que a concorrência! Sério, Mozilla? Acaso, vocês não deveriam se preocupar em tornar o Firefox mais leve e veloz “de fato”, voltando às origens e entregando um navegador mais simples, além de remover um monte de recursos e funcionalidades não tão utilizados?
Tenho um nettop modesto para os padrões e graças a ele, tenho uma melhor percepção em relação ao desempenho geral das aplicações que utilizo no dia-a-dia. Nele, já experimentei alguns navegadores WEB e posso dizer com certeza: o Chrome é (de fato) mais veloz que o Firefox, tanto na execução da aplicação, quanto na renderização das páginas WEB! Sobre este último aspecto, a engine Blink é (de fato) mais veloz que a Gecko, já que ela foi derivada da WebKit e que por sua vez é bastante conhecida pela sua performance. Só para constar, a mesma engine é utilizada por praticamente todos os navegadores WEB disponíveis no mercado, desde o Safari a até o novo Microsoft Edge!
Por outro lado, as diferenças de performance não são tão grandes assim entre as opções comparadas e por isto, podemos até dizer que não há (de fato) uma definição de qual navegador WEB é o mais rápido do mercado. Inclusive, até o sistema operacional em uso poderá interferir no comparativo, uma vez que o Microsoft Edge certamente estará integrado ao sistema da Microsoft e por isto, poderá ser beneficiado por utilizar as mesmas bibliotecas pré-carregadas do sistema. O mesmo se daria se os testes de performance fossem feitos no Mac OS, nas distribuições Linux ou até mesmo no Chrome OS (se porventura, fosse possível instalar outros navegadores WEB neste sistema).
Mas se eu fosse entrevistado, certamente diria que este seria o Ópera… &;-D