Mozilla irá oferecer as versões mais recentes do Firefox para os…

… sistemas GNU/Linux baseados no Debian! Eis, um grande dilema para os linuxers e aficcionados: se optarem por utilizar distribuições conservadores como o Debian e o Red Hat (e suas variantes), serão obrigados a utilizar diversos pacotes de softwares relativamente defasados, em vista da política de testes extensivos promovidos pelos seus mantenedores; caso escolham as distribuições modernas como o Fedora e o Ubuntu, terão que conviver com alguns problemas de estabilidade e se exporem a possíveis vulnerabilidades…

“Great news for people using Firefox Nightly on Debian-based Linux distributions (such as Debian, Ubuntu, Linux Mint, and others): installing, updating, and testing the latest Firefox Nightly builds just got a lot easier. We’ve set up a new APT repository for you to install Firefox Nightly as a .deb package. These packages are compatible with the same Debian and Ubuntu versions as our traditional binaries. If you’ve previously used our traditional binaries…”

— by Mozilla blog’s.

Mas no que depender da Mozilla, os usuários das distribuições baseadas no Debian, terão acesso as mais recentes versões do navegador WEB Firefox, através de compilações oficiais da própria fundação! Batizadas de Nightly builds (“compilações noturnas”), estas edições são designadas para fins de testes (alpha), já que são baseadas nos códigos que são mesclados em um repositório oficial (Mozilla Central). Com o passar do tempo, este código irá amadurecer e posteriormente será incorporado a um repositório de testes mais estável (beta), recebendo mais polimento até se tornar pronto para o uso geral (stable).

Até então, estes binários eram disponibilizados no formato .tar.gz, obrigando os linuxers a descompactá-los e colocá-los em um diretório à parte, além de criar um atalho para que possa inicializá-lo. Apesar de serem relativamente simples de serem executados, tais procedimentos são manuais e acabam trazendo um trabalho extra desnecessário para a manutenção do aplicativo no sistema. Não mais: a partir de agora, um repositório oficial será fornecido pela Mozilla para que possamos gerenciar as edições mais recentes do Firefox Nightly, através das ferramentas de gestão de pacotes disponíveis nos sistemas suportados.

Satisfeito? Confesso que não (embora seja grato aos esforços da Fundação Mozilla para tornar o Firefox mais acessível para todos). Em geral, estas edições só são úteis para fins de desenvolvimento e (talvez) por mera curiosidade. Já em termos de produção, o ideal é contar com softwares estáveis e de preferência, testados de forma extensiva para garantir que não hajam falhas e vulnerabilidades que possam comprometer o seu uso no dia-a-dia. Em relação a estes aspectos, nem mesmo os softwares estáveis estão livres disso!

Já para outros sistemas que estão em “eterno estágio beta”, why not? &;-D