Infelizmente, as fontes de alimentação estão entre os componentes mais subestimados na montagem de um bom PC desktop. Em geral, elas são responsáveis não só por realizar a conversão da corrente alternada em corrente contínua necessário para o PC funcionar, mas também por alimentar os componentes mais exigentes de todo o sistema (CPUs & GPUs). Inclusive, elas também promovem a proteção do PC desktop, já que possuem os circuitos de proteção necessários contra variações do fornecimento de energia (subtensão e sobretensão)…
“MSI welcomes the MEG Ai1300P PCIE5 power supply unit, the world’s first power supply unit to be fully ready for ATX 3.0 and PCIe 5.0. With graphics cards becoming all the more important, users must know what components to buy for their system if they are looking to upgrade. To understand why the MEG Ai1300P PCIE5 is the ultimate future-proof power supply unit, let’s begin with understanding ATX 3.0.”
— by MSI blog.
Com o passar dos anos, o padrão ATX foi evoluindo para atender as demandas energéticas dos sistemas modernos e por isso, os montadores devem ficar ligados em relação as especificações técnicas dos produtos mais recentes. A Intel recentemente divulgou a atualização para o novo padrão ATX 3.0, o qual se destaca por utilizar exclusivamente as vias de 12V, além de fornecer um novo conector responsável pela alimentação das placas de vídeo e suportar o novo padrão PCI-Express 5.0. Mas até o presente momento, não haviam produtos compatíveis com o novo padrão, disponíveis no mercado.
Não mais: a MSI lançou a MEG Ai1300P PCIE5, a sua nova fonte de alimentação de 1300 Watts, feita especialmente para aqueles que desejam montar PCs desktops de alta performance para jogos, os quais adotam componentes de última geração (CPUs & GPUs)! Para suportar toda a demanda energética requisitada por estes sistemas, a nova fonte é dotada de um novo conector PCIe 5.0 12VHPWR, o qual possui 12+4 pinos em vez dos tradicionais 6 ou 8. Com o novo conector PCIe 5.0, a fonte de alimentação e o cabo podem fornecer até 600 watts de potência para as GPUs. E para suportar correntes mais altas exigidas pelas GPUs ou CPUs, os conectores desta fonte também utilizam terminais de liga de cobre para maior segurança.
Apesar de não me dedicar mais a arte de montar PCs desktops, confesso que meus olhos ainda brilham quando vejo essas belezinhas! Antes mesmo de migrar de vez para os consoles de videogames, cheguei a considerar a montagem de um PC desktop básico, mas com potência suficiente para rodar os jogos da época em definição HD. Inclusive, contava com a aquisição de uma fonte da Corsair de 360W e uma placa de vídeo nVidia Geforce GTX 750 Ti, mas acabei desistindo tempos depois (em vista dos altos custos envolvidos) e optei pela dupla Xbox 360 + o meu Nettop personalizado!
Inclusive, nem sabia que a MSI fabricava fontes de alimentação… &;-D