Há alguns anos, a Intel lançou uma nova categoria de PCs desktops ultra-compactos: os NUCs. Estes equipamentos são baseados em um case que diferente dos gabinetes tradicionais, possui dimensões minimalistas e que cabem na palma da mão, além de consumirem pouca energia e oferecerem uma performance mais que suficiente, para as atividades básicas do dia-a-dia. Apesar do seu tamanho diminuto, poderemos dispor tanto mini-PCs modestos (CPUs Celeron, Pentium Silver e Core i3) a relativamente poderosos (CPUs Core i5 e i7)…
“The Cubi N mini PC kit with 0.5L in size is ready to defy your imagination. The tiny design allows you to have a well-organized and efficient working space without limiting your capability of being productive and effective. Equipping Intel Jasper Lake Processor built on 10nm Tremont delivers up to 30% IPC performance boost that improves your computing experience while working. It provides better performance for users while scalability, durability, VESA Mount support, and upgradable design that is time-saving and space-saving allow users to use it in any kind of situation.”
— by MSI News.
O sucesso foi tão grande, que vários fabricantes adotaram o padrão e passaram a produzir equipamentos baseados neste design! Um deles é a Micro-Star International (MSI), uma marca consagrada e que se tornou bastante popular, devido a excelência das suas placas-mães e placas de vídeo, além de várias outras categorias de hardware. Ela recentemente lançou o Cubi N JSL Business & Productivity PC, o seu mini-PC baseado no design Intel NUC e que veio para conquistar o seu espaço, no mercado de computadores de entrada!
Equipado com uma placa-mãe de formato proprietário e dotado de um SoC x86, o Cubi N é designado para usar chips de baixíssimo consumo, baseado na arquitetura Intel Tremont. As CPUs disponibilizadas são o Celeron N4500 (dual-core) e o Pentium Silver N6000 (quad-core), ambas com o clock base de 1.1 GHz (com boost de 2.8 e 3.3 GHz, respectivamente), o TDP é de apenas 6 Watts e o IGP Intel Graphics HD (nada de Iris Xe). Complementa o conjunto, a adição de dois bancos de memória RAM SO-DIMM DDR4-2933 MHz (com suporte para até 16 GB), conexões para redes cabeadas (RJ-45 Gigabyte) e sem-fio (padrão AC), além das saídas habituais (4 USBs 3.2, 1 HDMI, 1 VGA, multimídia, etc).
O que mais gostei nele é que, apesar de ser um dispositivo diminuto (100x100mm), ele possui 2 conexões para armazenamento: uma M.2 para unidades SSDs e outra SATA tradicional para unidades HDDs (obviamente, de “apenas” 2.5″). Dada esta característica, ele é praticamente o único equipamento desta dimensão a suportar simultâneamente duas unidades, nos possibilitando colocar um SSD de alto desempenho e pouca capacidade de armazenamento, ao mesmo tempo em que complementamos com um HD tradicional que apesar de ser mais lento, poderá oferecer um maior espaço de armazenamento. Simplesmente, espetacular!
Até o momento, não sabemos o preço. Mas… quem se importa? &;-D