“Não acreditem nestes 7 mitos sobre fotografias com smartphones!”

Há muitos anos, tirar boas fotos com as câmeras de smartphones era um grande desafio! Em comparação com as câmeras digitais tradicionais, elas possuíam limitações em praticamente todos os quesitos, indo desde a baixa capacidade de captura dos sensores CMOS, a falta de recursos essenciais para a fotografia digital, como o zoom óptico e o flash. Mas graças a evolução tecnológica e a algumas vantagens oferecidas pelos smartphones, aos poucos elas foram conquistando o seu espaço, culminando com o fim das câmeras de entrada…

“You’re bound to encounter a lot of incorrect beliefs about smartphone photography, whether that’s searching for advice online or simply in your day-to-day life. Here are seven myths you shouldn’t believe; ignoring them will actually help you improve faster. (…) Don’t believe everything you hear about smartphone photography. Many of these things are simply other people’s projections, and you don’t want them to hinder your own progress. Above all, I would encourage you to go out and take the best possible photos you can with your current device; only you will know when it’s time to upgrade.”

— by MakeUseOf.

Embora as câmeras digitais tradicionais sejam superiores, isto não significa que as câmeras de smartphones possam fazer um bom trabalho, especialmente de marcas reconhecidas como a Apple, a Nokia, a Sony e a Samsung. Por isto, não só curti a publicação de Danny Maiorca (editor do portal MakeUseOf) em relação aos mitos sobre a fotografia com smartphones, como também concordo com a maioria das suas afirmações! De fato, é perfeitamente possível realizar bons trabalhos com esta classe de dispositivos, desde que sejam respeitadas as suas limitações.

Em destaque, os seguintes mitos foram desmartelados:

  1. Você precisa do smartphone mais recente para tirar boas fotos;
  2. Você não pode tirar fotos com aparência profissional com um smartphone;
  3. Megapixels são importantes;
  4. Você não é um bom fotógrafo se editar ou usar filtros;
  5. Fotografar com smartphones é fácil;
  6. Você tem que permanecer no modo automático;
  7. Você não pode tirar boas fotos à noite.

Se por um lado os smartphones mais recentes não são essenciais, por outro eles podem entregar inovações tecnológicas que irão impactar positivamente nas boas fotografias, aproximando-se das fotos profissionais. Quanto aos megapixels, há tempos também venho questionando esta tendência de socar pixels em sensores diminutos. Já em relação a edição e uso de filtros, eles também fazem parte do processo para obter fotografias profissionais. Também aprendi recentemente que não é algo fácil ou trivial, usar os smartphones para tirar fotos mais arrojadas (e a ausência de botões e controles físicos dificultam muito), assim como o uso do modo automático (tanto em smartphones quanto nas câmeras digitais) acaba trazendo limitações. Por fim, só não concordo em relação as fotos noturnas.

Apesar disto, confesso que estou procurando uma nova câmera digital compacta para tirar fotografias com mais qualidade e flexibilidade, além de explorar os recursos e as funcionalidades que somente elas (e seus controles manuais) podem oferecer! Nada contra as câmeras de smartphones, mas depois das experiências maravilhosas que tive com a minha antiga Canon PowerShot G12, fica difícil deixá-las de lado em prol dos smartphones! Cheguei a considerar a compra da Canon PowerShot G9X, mas desisti em vista de alguns “pequenos” endividamentos.

E pelo visto, só poderei comprar uma apenas a partir de 2027… &;-D