Não consegue mais copiar textos de certos sites na Internet? Então…

… dêem uma conferida para checar qual navegador WEB está sendo usado! O Google Chrome e o Microsoft Edge estão entre os mais populares do mercado e apesar das suas diferenças, eles compartilham a mesma base de códigos (assim como outros navegadores não tão populares, como o Ópera, o Vivaldi e o Bravo). Ambos, são baseados no Projeto Chromium, fundado pelo Google para promover uma plataforma WEB aberta, poderosa, colaborativa e compatível com os padrões já estabelecidos. Muitas das melhorias e otimizações feitas para o seu navegador preferido, certamente foram implementadas inicialmente no Chromium…

“Chromium 131 implemented a change to how text selection behavior works, which resulted in many websites that use Tailwind, a CSS framework, experiencing issues with highlighting and copying text. Technically speaking, it is still possible to copy something; you will just not see what exactly you are copying. Google detailed inheritance changes for CSS selection styling over a month ago, but many websites were still caught off-guard by the Chromium 131 release. Customers report problems with text selection on websites like The Verge, Bloomberg, X, and more.”

— by Neowin.

O problema é que esta abordagem funciona tanto para o bem, quanto para o mal: a versão 131 do Chromium implementou uma mudança relacionada ao comportamento de seleção de texto, o que resultou em problemas para o realce e a cópia de textos em determinados sites que utilizam o framework Tailwind CSS (designado para a construção de sites)! Embora não seja muito utilizado pelos usuários em geral (muitos prefere o Chrome ao invés do Chromium, em vista dos recursos adicionais implementados pelo Google para o seu navegador), este problema gera bastante impacto justamente para aqueles que fazem o uso dos navegadores derivados!

Portais como o The Verge, o Bloomberg, o Twitter X e outros (que fazem o uso do Tailwind CSS), foram afetados por este problema. No entanto, as operações de seleção e cópia de textos ainda podem ser executadas, embora não dê para visualizar o que estaremos copiando, em vista dos problemas para a exibição do realce. E a parte mais interessante é que o próprio Google já havia informado (através do seu blog para o Desenvolvimento do Chrome) de que foram feitas mudanças para o estilo de seleção CSS (herança). Felizmente, o criador do Tailwind CSS postou recentemente em sua conta no X, uma solução alternativa que os desenvolvedores da web devem implementar para corrigir realces de texto quebrados.

Por se tratar de uma falha que traz mais desconfortos no uso do que problemas de segurança, certamente ela não poderá ser classificada como séria e por isto, podemos aguardar a sua correção sem maiores problemas. Porém, para aqueles que acessam os sites que fazem o uso do framework Tailwind CSS, que precisam copiar textos disponibilizados por eles e que fazem o uso de navegadores baseados no Chromium (uma combinação bem interessante, para variar), terão que aguardar pela correção para solucionar o problema ou fazer o uso de um navegador alternativo, como é o caso do Firefox e do Safari. Em suma, não há muito o que fazer.

Apesar de tudo, parabéns para o Projeto Chromium e seus colaboradores! &;-D