Conquistar uma certificação de TI não é algo fácil ou trivial, mesmo para aquelas que são consideradas como nível básico ou de entrada. Elas exigem tempo, estudos, dedicação e (não raro) experiências para serem obtidas! Mas infelizmente, muitos candidados decidem usar a malandragem, para pular as etapas necessárias e assim, “conquistarem” a sua certificação de TI sem o seu devido mérito! Por isso, não seja um picareta: além da “consciência pesada” (sic), existem outras (duras) penalidades que certamente não farão valer a pena, ser submetido…
“Setting a goal, working toward it and accomplishing it is one of the best feelings in the world. This feeling of achievement breeds confidence, and confidence factors into success. But you only get that feeling if you put in the work. Having someone else take your CompTIA certification exam for you – also known as proxy testing – not only deprives you of that feeling, but it sets you up for failure in your IT career.”
— by CompTIA blog.
Teste de proxy é um termo utilizado pela CompTIA, para caracterizar uma determinada classe de indivíduos que se submetem aos exames de certificação no lugar do pilantra candidato, garantindo a sua aprovação mediante a uma compensação financeira. Obviamente, tal prática é uma violação grave contra as políticas do exame de certificação em geral, resultando em sérias penalidades para os candidatos! No caso da CompTIA, eles sofrerão a perda da certificação obtida, além da suspensão para futuros exames que queiram se submeter.
Mas nestes últimos tempos, tais indivíduos estão promovendo ações mais ousadas, destacando-se a procura por candidatos que desejam obter tais certificações por meio de mídias sociais (como o Facebook e o LinkedIn). Após entrar em contato através de mensagens privadas, eles pedirão para entrar em contato através de outras ferramentas de comunicação (como o WhatsApp ou o Skype), para divulgarem os seus serviços, bem como estabelecerem as condições que ele serão prestados. Por se tratarem de pessoas de idoneidade questionável, “tudo pode acontecer”.
Obviamente, a CompTIA (bem como as demais organizações) promove uma série de ações para combater esta prática, como a investigação para caçar este grupo de indivíduos, utilizando para isto a análise forense de dados, além de outros meios. Os candidatos identificados durante estas ações sofrerão as penalidades já descritas, sem contar o prejuízo financeiro que terão por terem pago por um “serviço” que não foi devidamente prestado. Por fim, também tem a questão moral, mas infelizmente ela tem um peso “variado”, para cada pilantra candidato…
Embora não tenha sido abordado por esta classe de indivíduos, já fui procurado por candidatos que desejavam tanto obter determinadas certificações de TI, como para ganhar a aprovação para os cursos promovidos pelas plataformas de ensino patrocinadas por elas, como a Cisco Networking Academy (Netacad). Obviamente, me recusei a prestar os serviços que foram solicitados, embora também não tenha feito as denúncias ou qualquer outra ação deste gênero, por não saber como proceder nestes casos. Mas a partir de agora, não vai passar em branco!
Antes que eu me esqueça: eis, as políticas de exames da CompTIA… &;-D