Há muitos anos, a Netscape se destacou no mercado de navegadores WEB, por não só trazer apenas um navegador WEB, como também integrar ferramentas e utilitários relacionados como um cliente de e-mails, um leitor de notícias, um mensageiro instantâneo, um editor de páginas HTML e um gestor de contatos (PIM). Apesar desta suite ter se tornado rica e poderosa em vista destes recursos integrados, na prática ela começou a perder popularidade no mercado, por se mostrar lenta e inchada em comparação aos navegadores WEB mais simples…
“Vivaldi differentiates itself from the browser pack with the launch of its new and powerful built-in mail client Vivaldi Mail, integrated Vivaldi Calendar, and Vivaldi Feed Reader. Now available on your desktop and notebooks. (…) Today, there are over 4 billion email users, and are predicted to reach 4.5 billion by 2024. The use of email is only increasing, and the way we use it is evolving. This also means that the difficulty of efficiently managing your email remains. That’s why we have built Vivaldi Mail for you – our answer to organizing your email.”
— by Vivaldi Press Releases.
Daí, nasceram o navegador WEB Firefox e o cliente de e-mails Thunderbird, duas aplicações que se destacavam pela leveza e simplicidade. A Mozilla (fundação criada pela Netscape, após a sua venda para a AOL) até tentou promover o SeaMonkey (a suíte de aplicações para a WEB baseada no Mozilla, que por sua vez era baseada no Netscape), mas não teve jeito: os internautas queriam mesmo era um navegador simples, rápido, estável e seguro! Mas por incrível que pareça, ainda existem instituições que desejam trazer estas suítes de volta!
Me refiro a Vivaldi, que lançou um cliente e-mail completo e funcional, para atender as necessidades de aproximadamente 4 bilhões de usuários que fazem o uso desta ferramenta, segundo as suas estimativas. E contrariando as expectativas, de que o e-mail estaria perdendo a importância para as ferramentas de comunicação instantânea (como o WhatsApp), ela acredita que estes números chegarão a 4,5 bilhões em 2024. Por isto, a inclusão de um cliente de e-mail se tornou bem mais que um novo recursos: uma grande necessidade!
Segundo a Vivaldi, o novo cliente de e-mail também possui integrado algumas funcionalidades importantes, como um leitor de notícias e um calendário para apontamentos, tornando melhor e mais eficiente, o controle de dados e a gestão do fluxo de informações. Ao invés de necessitar de aplicações separadas (ou contar com as aplicações onlines, oferecidas pelo provedor do serviço), o usuário poderá ler e-mails, obter notícias, gerenciar tarefas e estabelecer contatos, diretamente através do seu navegador WEB.
Resta saber como será o desempenho do navegador WEB Vivaldi após a integração do cliente de e-mail e as demais ferramentas, pois este certamente será um aspecto importante a ser observado para tomar a decisão de adotá-lo. Fora este aspecto, considero a estratégia da empresa interessante neste concorrido mercado, pois os principais navegadores WEB (Chrome, Edge, Firefox e Safari) possuem uma base de usuários que correspodem a +95%. Se as investidas da Vivaldi derem certo e abocanhar uma fatia de algo em torno de 10%, já será uma conquista e tanto!
Além do mais, não quero deixar o Firefox, o Evolution e o Liferea… &;-D