A disputa pela supremacia no campo da Inteligência Artificial está ficando cada vez mais acirrada. Após o OpenAI anunciar a sua ferramenta ChatGPT e causar um grande alvoroço no mundo da Tecnologia da Informação, outros players também vem buscando o seu espaço, como é o caso do Google Gemini e do DeepSeek-R1 (lançado pela empresa de mesmo nome), entre outros que não foram mencionados. Dentre os aspectos que chamam mais a atenção, está o poder computacional que estas IAs exigem, para fazerem o seu trabalho da melhor maneira possível…
“Elon Musk’s xAI unveiled Grok-3 on Tuesday, announcing that the new artificial intelligence model has “more than 10 times” the compute power of its predecessor. xAI said its latest flagship outperforms OpenAI’s GPT-4o, Google’s Gemini, and DeepSeek’s V3 models in early testing, and now features “advanced reasoning” capabilities. So-called reasoning models are trained to answer more complex questions by breaking instructions down into smaller tasks and attempting to fact-check themselves before offering a solution…”
— by The Verge.
Se já não bastasse o ChatGPT da OpenIA sofrer pressão com a ascensão do DeepSeek-R1, que por sua vez promete fazer as mesmas “maravilhas” (mas consumindo apenas a metade dos recursos computacionais necessários, conforme as publicações mais recentes sobre esta IA), agora chegou a vez do Grok-3, a IA generativa lançada por Elon Musk! Em sua apresentação oficial, a xAI (startup fundada por Musk) declarou que o Grok-3 (anunciado em nov/23) “tem mais de 10x o poder de computação de seu antecessor”, superando os badalados modelos GTP-4o (OpenAI), Gemini (Google) e V3 (DeepSeek) em testes iniciais!
Além disso, a xAI anunciou que o Grok-3 apresentará recursos de raciocínio avançado, no qual dois modelos se encontram disponíveis: o Think, o qual exibirá a linha de raciocínio do Grok conforme ele resolve solicitações (aparentemente, de forma linear) e o Big Brain, o qual será utilizado para tarefas mais pesadas e que exigem mais poder computacional. Tal como os demais concorrentes, a xAI também está lançando uma ferramenta para realizar buscas profundas, além de promovê-la ao descrevê-la como um mecanismo de busca de próxima geração. Inclusive, até mesmo o recurso de voz sintetizada estará em breve, disponível.
E agora, vem a cereja do bolo: Musk declarou que o Grok-3 é uma IA que busca a verdade ao máximo, mesmo que essa verdade às vezes esteja em desacordo com o que é politicamente correto e aceitável, embora as versões anteriores tenham sido bastante criticadas por exibir informações imprecisas sobre eleições e ter menos filtros para a geração de imagem, permitindo que ele produza imagens consideradas questionáveis ou ofensivas. Uma pena que o Grok-3 não será algo acessível, já que os planos irão custar a partir de 40 dólares mensais.
Embora sejam caros (pois além do próprio Grok-3, os demais modelos também não são baratos, embora possam ser encontrados por valores mais acessíveis), não me preocupo muito com a questão do preço, em vista das disputas da concorrência pelo seu espaço no mercado. Por fim, a tendência das empresas em liberar o acesso ao código-fonte de suas tecnologias (a própria xAI planeja tornar o Grok-2 de código aberto nos próximos meses) é mais outro fator que tende a colaborar neste sentido. Ao menos, é o que espero…
Em tempo: porquê o Copilot (da Microsoft) nem sequer foi citado? &;-D