Nem Dell, nem Lenovo: o “primeiro” fabricante de mini PCs a trazer…

… um novo produto baseado em SoCs ARM de alta performance, será a GEEKOM! Embora não seja difícil encontrarmos computadores dotados de SoCs ARM (especialmente portáteis, como é o caso dos Chromebooks), em geral eles são dispositivos que oferecem poucos recursos computacionais, destacando-se as CPUs ARM que mal conseguem se manter no mesmo patamar que as CPUs x86 de entrada. Por isto, há tempos venho aguardando o aparecimento de novos produtos que utilizem as CPUs ARM Cortex-X, as quais foram designadas para oferecer a máxima performance…

“Most major PC makers have released laptops with Qualcomm’s Snapdragon X processors in the last half year or so. But so far we haven’t seen any desktop computers with the chips unless you count the Snapdragon Dev Kit which was discontinued before it was even made widely available. And that makes the GEEKOM QS1 the first real desktop computer powered by a Qualcomm Snapdragon X series processor. Details about GEEKOM’s upcoming mini PC started to make the rounds last year, but CES 2025 is the official coming out party for this little desktop computer with a Snapdragon X Elite (X1E-80-100) processor.”

— by Liliputing.

E este dia chegou: o “primeiro” mini PC comercial dotado dos SoCs ARM de alta performance Qualcomm Snapdragon Elite X, é o GEEKOM QS1! Na prática, ele não é o primeiro de fato, pois a própria Qualcomm já havia disponibilizado um kit de desenvolvimento baseado no mesmo SoC, voltado para os desenvolvedores de aplicações e serviços designados para rodar na plataforma Windows. O novo mini PC é dotado de um SoC com 12 núcleos Oryon rodando a velocidades que variam de 3.4 a 4.0 GHz (dependendo da quantidade de núcleos em uso), além de entregar uma GPU com 3.8 TFLOPs de potência gráfica (superior a um Xbox Series S) e uma NPU com 45 TOPS. Por fim, ele terá 64GB de memória RAM LPDDR5-8400 integrada.

Quanto as conexões, temos 2 slots PCI-Express M.2 (padrões 2280 e 2242, com 4 e 2 pistas respectivamente), 5 portas USB (3x USB 3.2A, 1x USB 4 e 1x USB 2.0A), 1 conexão de vídeo HDMI 2.0 e 1 conexão 2.5 Gigabit Ethernet, além das conexões de áudio e um leitor de cartão SD. Em termos de conexões sem-fio, o novo mini PC suporta as tecnologias Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4. Por fim, ele possui 4 microfones digitais embutidos no aparelho. A GEEKOM apresentou não só este mini PC na CES 2025, mas também outros dispositivos baseados nas poderosas unidades de processamento AMD Ryzen AI 9 HX 370 (A9 Max) e Intel Core Ultra 9 285H (IT15).

Infelizmente, a empresa não informou quais serão os preços destes produtos.

Será que devo “confiar” na GEEKOM? Por se tratar de um fabricante asiático, os quais em geral não se preocupam muito com os padrões de qualidade dos seus produtos, fico com o “pé atrás” em relação aos possíveis problemas que podemos ter com eles. Inclusive, optei por comprar de forma provisória um mini PC da Soyo para ir “quebrando o galho” e ao mesmo tempo, aproveitar a oportunidade para avaliá-los de perto. Mas infelizmente, ele já deixou a desejar no seu primeiro dia de uso: o seu sistema de exaustão já se mostrou ineficiente e barulhento, que por sua vez me leva a crer que não irá demorar muito para falhar.

E em pensar que seria a Intel, a AMD ou a Nvidia, a me surpreender… &;-D

Leave a Comment