Lembro-me como se fosse ontem! Em um debate entre estudantes na faculdade, eu apostava as minhas fichas na nova tecnologia de rede sem-fio 802.11g, o qual prometia entregar incríveis 54 Mbps em uma faixa de 2.4 GHz. Na época, já tínhamos o 802.11a, que por sua vez era bastante criticado pela dificuldade do sinal transpassar barreiras, já que utilizava a (impopular) faixa de 5 GHz. Resultado: fui “derrotado” na discussão, devido aos problemas em relação ao compartilhamento da faixa, a latência da conexão e as perdas de pacotes, entre outras particularidades inerentes deste sistema de transmissão…
“A CES 2021 Innovations Award Honoree, the Nighthawk RAXE500 Tri-band WiFi router is designed to provide the fastest WiFi speed possible with higher-capacity, lower latency, and the latest WPA3 security. With cutting-edge technology, the new WiFi 6E router from NETGEAR expands WiFi for more capability, capacity, and experiences for a new world of uninterrupted connectivity while simultaneously conducting distance learning, video conferencing, and 4K/8K video streaming. With the new 6GHz band, this Nighthawk performance router delivers the faster speeds, smoother streaming, less interference, and improved latency for devices and WiFi-hungry applications for an overall enhanced experience.”
— by Netgear.
+15 anos se passaram e as transformações que o mercado da tecnologia passou por estes anos, já dizem por si só: a proliferação dos dipositivos móveis, a ascensão da arquitetura ARM e a evolução das tecnologias de transmissão sem-fio, com destaque para o próprio WiFi 6 e as redes 5G. E o lançamento do novo roteador Nighthawk RAXE500, capaz de oferecer 10.8 Gbps de tráfego, suportar as três faixas de frequência (2.4, 5 e 6 GHz), conectar até 60 dispositivos por vez e ser dotado de um processador quad-core de 1.8 GHz para dar suporte a toda essa “bodega”, talvez dirá (ou não) se as redes sem-fio serão definitivamente a mídia de comunicação número 1 para os seus usuários!
No entanto, faz-se também notar que o dispositivo em questão dispõe de um conjunto interessantes de portas padrão Ethernet, das quais uma delas suporta a capacidade de transferir até 2.5 Gbps (2.5GBASE-T), além de outras 5 portas que suportam “apenas” 1 Gbps (1000BASE-T). E se porventura a velocidade destas portas forem insuficientes, ainda poderemos agregá-las, para que possamos estabelecer links e assim, para duplicar a velocidade de tráfego (só resta saber em que tipo de situação um usuário doméstico fará o uso destes recursos). Por fim, a empresa oferece um teste gratuito (30 dias) do Netgear Armor, um pacote de serviços sob subscrição que oferece proteção para todos os dispositivos eletrônicos conectados em sua casa, os quais podem ser gerenciados sob um simples aplicativo para smartphone (US$ 69.99/mês).
Mas será que o dispositivo vale realmente US$ 599.99? &;-D