Sou fã de jogos estilo FPS e por isso, curti muitos os clássicos lançados na 2a. metade dos anos 90. Do antigo Wolfenstein 3D (1992) aos moderno Unreal (1998), joguei muitos dos títulos disponíveis nesta época; porém, muitos deles acabaram “escapando”, seja pela falta de conhecimento sobre a sua existência ou pelos valores abusivos praticados, por certas lojas de eletrônicos…
“The rather-long-awaited System Shock remake has a new length of gameplay out for your eyeballs to peruse, following our brave hacker through the bowels of Research for seven minutes. It’s a nice slice of game, showing off some hacking, some exploring, a bit of finding alternate routes, and even some popping off a few rounds at cyborgs and mutants. It’s a nice reminder of how far Nightdive has taken the remake over the extended development—I’m a big fan of these UI improvements, personally.”
— by PC Gamer.
Um deles foi System Shock, um jogo que combina elementos de RPG/FPS e que apesar de não ter alcançado um grande sucesso, conquistou uma grande base de fãs e ganhou muitos elogios da mídia especializada, graças as inovações apresentadas pelo sua engine 3D, simulação de física e jogabilidade complexa (além de uma imersão incrível, mesmo com os gráficos defasados para a época). Por isto, ele é um dos jogos (entre outros) para o qual torço pela qualidade e sucesso de seu futuro remake!
A Nightdive Studios, um estúdio especializado em trazer os grandes clássicos “abandonados”, irá lançar em breve o remake de System Shock. Previsto para este ano (2021), o desenvolvimento do jogo está bem adiantado, conforme o seu gameplay publicado no Youtube. Para aqueles que não o conhecem, o System Shock foi um jogo que também serviu de inspiração para outros grandes clássicos, como BioShock e Dishonored, entre outros. Como também sou um grande fã destes títulos, nem é preciso dizer o quanto estou ansioso quanto ao lançamento!
Só espero que o sucesso deste remake também inspire outras grandes empresas a realizarem investidas este tipo, para jogos clássicos de grande sucesso que estão “esquecidos” em algun canto. Por exemplo, a Bethesda possui clássicos memoráveis como The Elder Scrolls: Morrowind e Oblivion, os quais não só são lembrados com carinho pelos fãs, como também se tornaram os preferidos para remasterizações não oficiais. Idem Fallout 3 e New Vegas, que também já possuem gráficos para lá de antigos e que merecem uma bela repagina!
Quem sabe um dia, tenhamos um novo Half-Life? Já Duke Nukem… &;-D