Ao ouvir a palavra “Nokia”, a primeira coisa que passa na cabeça de qualquer usuário “antenado” (pelo menos, para aqueles com +30 anos) são os celulares e smartphones fabricados pela empresa! Criadora de dispositivos lendários como o Nokia 3310 (que além de super-resistente, vinha com o famoso “jogo da cobrinha”), o 1100 e o 6101 foi a responsável por inaugurar a era dos celulares modernos e mais à frente, foi a vez dos smartphones Nokia N95, N8 e PureView 808. Até a chegada dos iPhones…
“What just happened? Finish telecoms giant Nokia has announced that the company is rebranding and, for the first time in almost six decades, changing its logo. The move is part of a strategy to disassociate Nokia from smartphones, which it hasn’t made in around ten years. On the eve of Barcelona’s Mobile World Congress, Nokia announced a new corporate logo that is made up of five different shapes to form the company’s name. The famous blue-colored lettering of old has been replaced in favor of a range of colors that change depending on the use.”
— by TechSpot.
Porém, com o lançamento dos iPhones, a Apple redefiniu aquilo que conhecemos como smartphones e desde então, passou a prevalecer o formato tradicional de uma peça única, com a adoção da tela LCD touchscreen e a ausência do teclado físico! Além disso, o sistema operacional também passou a dar as cartas, graças a usabilidade promovida pelas telas sensíveis ao toque, além da adoção das lojas de Apps, que nos possibilitava baixar vários aplicativos, jogos e cosméticos (pagos ou gratuitos).
Desde então, a Nokia teve (menos) altos e (mais) baixos, abandonando a seguir o mercado dos dispositivos móveis, a partir da aquisição da Microsoft (que posteriormente revendeu para a HMD Global, que até hoje utiliza a força da marca para comercializar os seus produtos). Por isto, a empresa também anunciou que irá fazer mudanças no seu logotipo, com o objetivo de desassociar a Nokia dos smartphones e se firmar no mercado, como uma empresa especializada em negócios de Tecnologia.
Há tempos, a empresa vem fazendo investidas para aumentar sua participação no mercado de tecnologias móveis, com o objetivo atender aos provedores de serviços que utilizam sistemas de transmisão de redes sem fio, através dos seus equipamentos de rede 5G. Isto também se dará graças as oportunidades de negócios que surgirão, em vista das sansões impostas pelos Estados Unidos a Huawei (o principal nome do setor). Por isto, o lançamento de uma nova marca focada em redes & tecnologias.
Triste fim, para uma daquelas marcas mais icônicas que já existiram! Já tive dois bons aparelhos deste fabricante (o Nokia N95 e o PureView 808), os quais deixaram muita saudades, mesmo após serem substituídos por outros smartphones. O Nokia N95 se deu em vista do esgotamento da bateria, ao passo que o Pureview 808 foi por causa do fim do suporte ao WhatsApp, que por sua vez se tornou uma importante ferramenta de comunicação, apesar da existência da própria telefonia de voz e o SMS.
Para variar, não gostei de nenhum dos aparelhos atuais da Motorola… &;-D