Em meus primeiros anos trabalhando com infraestrutura e suporte técnico como autônomo, muitas das atividades que executava eram relacionadas a montagem e manutenção de PCs desktops. Por isto, fazia com frequência o uso de softwares designados para realizar a identificação dos dispositivos, além de executar testes gerais para a avaliação do seu estado geral. Dentre os softwares mais utilizados, estavam o CPU-Z, o PC Wizard, o HWiNFO, o SIW e o MenTest86…
“FinalWire Ltd. today announced the immediate availability of AIDA64 Extreme 6.70 software, a streamlined diagnostic and benchmarking tool for home users; the immediate availability of AIDA64 Engineer 6.70 software, a professional diagnostic and benchmarking solution for corporate IT technicians and engineers; the immediate availability of AIDA64 Business 6.70 software, an essential network management solution for small and medium scale enterprises; and the immediate availability of AIDA64 Network Audit 6.70 software, a dedicated network audit toolset to collect and manage corporate network inventories.”
— by AIDA64 (Press Release).
O AIDA Extreme (antigo Everest Ultimate) foi um dos que cheguei a utilizar mais quando lecionava em cursos de hardware, por ser bastante requisitado na época pelo mercado. Tanto ele quanto o Sandra, eram considerados os melhores de sua categoria, por oferecerem um leque completo de recursos importantes. Além de identificar todos os componentes internos do PC desktop, AIDA64 também é capaz de prover relatórios sobre o sistema operacional instalado no disco-rígido, além de realizar testes gerais de performance e desempenho do sistema. Apesar das profundas mudanças que o mercado sofreu neste últimos anos, com a ascensão dos dispositivos portáteis e dos PCs desktops pré-montados, o AIDA64 não só continua a existir, como também vêm recebendo atualizações regulares!
A última delas é a versão 6.70, lançada ontem (12/abr) e promove o suporte para os novos hardwares recém-lançados, com destaque para a arquitetura de processadores Intel Alder-Lake e Jasper-Lake e as GPUs AMD Radeon RX 6000 series e nVidia GeForce RTX 3000 series. Além de prover informações detalhadas para estes novos componentes, um monte de novas tecnologias relacionadas também estarão presentes, como as instruções AVX2 (Alder Lake) e SSE4 (Jasper Lake). Já em termos de software, o AIDA64 também trará o suporte para o novo sistema operacional Windows 11 e a sua arquitetura de drivers WDDM 3.1, além de inúmeras outras pequenas melhorias pontuais. Atualmente, o AIDA64 é mantido pela empresa húngara FinalWire, a qual também desenvolve edições deste software voltada para outras aplicações, como a Engineer, a Network Audit e a Business.
Eis, a questão: porquê eu não utilizava estes softwares? Pessoalmente, prefiro os utilitários mais simples e funcionais, que apesar de oferecerem menos recursos que as ferramentas mais poderosas, em geral estas exibem as informações desejadas de forma mais direta e prática. Não me levem a mal: de fato, o AIDA64 é considerado um dos melhores (senão o melhor) software de diagnóstico disponível para hardwares, mas ele entrega tantos recursos e funcionalidades que na prática, acabo até ficando perdido para encontrar as informações que desejo! Além disso, aplicações desta magnitude requerem a instalação no sistema, para que possam funcionar de forma adequada; já os utilitários mais simples, podem ser executados sem maiores problemas, através de um pendrive ou mídia óptica.
Por isto que até hoje, não abro mão do bom e velho CPU-Z… &;-D