… por incrível que pareça, a recepção por parte dos usuários foi justamente o contrário do que esperávamos! Há tempos, venho fazendo publicações sobre as terríveis atualizações que a Microsoft faz para o seu sistema operacional Windows, que por “tradição” acabam sempre trazendo alguns problemas e inconvenientes (até mesmo para os usuários de outros sistemas). Porém, a mais recente delas acabou tendo uma aceitação inesperada por parte dos seus usuários, uma vez que ela removeu de forma inadvertida, um “importante” componente do sistema…
“The eternal tug of war between keeping Windows 11 as up-to-date as possible and avoiding the potential chaos behind every step in that direction continues. Microsoft’s latest fix, part of the Windows 11 24H2 (KB5053598) update, resolves a peculiar Copilot issue that will divide its userbase into two camps: those happy to see things righted and those who thought of this particular bug as a long-overdue feature. For a company so hell-bent on converting the world’s most popular operating system into an AI-powered platform of the future…”
— by Laptop Magazine.
Lançada pela Microsoft para melhorar a segurança do sistema, a atualização do Windows 11 (KB5053598) acabou causando um problema inesperado: a remoção do assistente de IA Copilot de alguns dispositivos. Esse bug fez com que o Copilot fosse desinstalado e removido da barra de tarefas, deixando usuários sem acesso ao assistente. Curiosamente, enquanto a Microsoft considerou esse problema uma falha grave, alguns usuários viram a remoção do Copilot como algo “positivo”, já que ela possibilitou eles se livrarem da (odiada) ferramenta da Microsoft.
Desde seu lançamento em setembro de 2023, o assistente tem sido criticado por usuários que o consideram invasivo ou um recurso desnecessário que apenas sobrecarrega o sistema. Após os relatos do erro, algumas pessoas chegaram a comemorar nas redes sociais, com um usuário do Reddit chamando o bug de “o maior erro da história”. Para corrigir o problema, a Microsoft lançou rapidamente uma atualização que restaura o Copilot nos dispositivos afetados. Caso o assistente ainda esteja ausente, os usuários podem reinstalá-lo manualmente pela Microsoft Store e fixá-lo novamente na barra de tarefas. Caso queiram fazê-lo! 8-D
Esse incidente evidencia as opiniões divididas sobre a integração de IA no Windows. Enquanto alguns usuários apreciam as novas funcionalidades, outros vêem essas adições como desnecessárias e que acabam trazendo complicações para as boas experiências de uso do sistema, além de torná-lo lento, pesado e inchado. A rápida resposta da Microsoft em prover a “correção” para a restauração da ferramenta, demonstra seu compromisso com a visão de IA para o Windows, mesmo apesar das reações mistas por parte dos seus usuários.
E torçamos para que outras atualizações como esta, estejam disponíveis… &;-D