Diferente da AMD (que decidiu manter o mesmo número de núcleos para as suas linhas de CPUs Ryzen), a Intel pretende ampliar a quantidade de núcleos que serão oferecidos pela sua principal linha de CPUs de entrada: a partir da 14a. geração, as novas unidades Intel Core i3 irão contar com generosos 6 núcleos, o que corresponde a um aumento (teórico) de 50% em relação a geração anterior! Para se ter uma idéia do impacto desta mudança, acredita-se que a principal “vítima” serão as concorrentes CPUs AMD Ryzen 5 (e não a linha Ryzen 3)…
“Intel are preparing to launch their 14th generation of Core processors later this year, new desktop CPUs that will support the company’s existing LGA 1700 CPU socket and significantly shake up Intel’s product stack. While Intel’s 14th generation leaks state that these CPUs are a “Rocket Lake Refresh”, it looks like Intel plans to deliver significant performance gains with their newest processors. While Intel are sticking to the same core architectures as their 13th generation products…”
— by OverClock3D.
Lançada a partir de 2009, as CPUs Intel Core i3 tinham apenas 2 núcleos, até a chegada da 8a. geração (Coffee Lake) com os seus ostentosos 4 núcleos. E apesar da 14a. geração (Meteor Lake) elevar este patamar para 6 núcleos, estes ainda serão baseados na mesma arquitetura da 13a. geração (Raptor Lake), embora receba algumas melhorias e otimizações para se tornar “refrescada”. Por isto, elas também serão compatíveis com as plataformas atuais (baseadas no soquete LGA 1700), embora também seja necessária uma atualização de firmware para que as placas-mãe possam reconhecer estas CPUs, sem maiores inconvenientes.
Graças a esta mudança, muitos analistas acreditam que as novas CPUs Intel Core i3 irão acirrar a concorrência com a AMD até mesmo no mercado intermediário, partindo do princípio de que as unidades Ryzen 5 possuem o mesmo número de núcleos (hexacore) e por isto, elas se tornariam equivalentes. Porém, deveremos levar em conta de que a Intel está reutilizando uma arquitetura antiga, ao passo que a AMD deverá lançar a sua nova arquitetura Zen 5, que por sua vez irá trazer um bom aumento na performance geral, ao mesmo tempo em que consumirão menos e terão um tamanho mais reduzido, graças ao uso de litografias mais refinadas.
Para nós (usuários e consumidores), este será um momento bastante oportuno para aproveitar as ofertas e as promoções que irão surgir! Um simples e modesto AMD Ryzen 3 “Zen 5” (com apenas 4 núcleos) poderá até não rivalizar em termos de performance com um Intel Core i3 “Meteor Lake”; porém, ele também não irá ficar muito atrás neste quesito e talvez até nos surpreenda, já que também terá menos núcleos para acessar os canais de memória RAM. Por fim, graças ao menor número de núcleos e a litografia refinada, ele certamente irá consumir pouca energia.
E de quebra, ainda poderá trazer IGPs baseados na arquitetura RDNA3… &;D