Já havia postado sobre isto em outras oportunidades e volto a dizer: a placa de vídeo intermediária nVidia Geforce 3060 (especialmente a TI) será (pelo menos) uma das placas mais populares para os jogadores de PC, em vista de uma série de características interessantes: a boa potência gráfica (especialmente para Full-HD), o suporte para as tecnologias mais recentes (RTX e DLSS), o bom consumo energético (150 Watts), o custo acessível (US$ 350,00) e acima de tudo pelo seu belo design, especialmente os modelos voltados para gabinetes mini-ITX…
“With their ARC A750, Intel claims that they can deliver performance levels that are higher than other GPUs in its product segment, which should mean that Intel is planning to offer gamers more performance per pound (or Dollar) than their competitors. Even so, Intel’s Ryan Shrout has noted that “the performance of ARC won’t look like this in all games”. It is likely that AMD and/or Nvidia can beat Intel in specific games or workloads.”
— by Overclock 3D.
Porém, os concorrentes certamente não irão ficar “de braços cruzados”! No caso da AMD, ela já dispõe da Radeon RX 6600 XT que não só supera a Geforce 3060 em performance bruta, como também bate de frente até mesmo com a edição Ti. E se não bastasse a AMD “fungando no cangote dela”, a nVidia também vai ter que lidar com a Intel, que há tempos planeja entrar com força total neste mercado, com a sua nova placa intermediária Intel ARC A750! Dotada de 448 EUs (Execution Units), 8 GB de memória GDDR6 (192 bits) e TDP de 225 Watts, ela supera a placa da nVidia, conforme o resultado de recentes testes de benchmark!
Os títulos testados foram Cyberpunk 2077, Control, F1 2021, Borderlands 3 e Fortnite. Neles, a placa da Intel supera a placa da nVidia com uma margem entre 6 a 17%, o que é um feito especialmente muito interessante, por se tratar de uma empresa “novata” no ramo (até então, a Intel desenvolvia apenas gráficos integrados)! No entanto, alguns testes mais antigos sugerem que toda a série ARC A da Intel oferece níveis de desempenho mais baixos, ao usar APIs gráficas mais antigas. Por fim, vale lembrar que o proprio Ryan Shrout (CEO da Intel) também observou que “o desempenho do ARC não será assim em todos os jogos”.
Apesar dos resultados serem bastante promissores, vale lembrar que a nova placa da Intel ainda não foi lançada (com previsão para chegar no final deste ano), ao passo que a nVidia Geforce 3060 já se encontra disponível no mercado há tempos (assim como a sua própria rival AMD Radeon RX 6600). Inclusive, existe até mesmo a possibilidade da sua própria sucessora (Geforce RTX 4060) chegar logo depois, tornando as “antigas” Geforce RTX 3060 mais baratas (queima de estoque) e assim, minar de vez os planos da Intel em conquistar uma boa fatia deste mercado!
Enquanto isso, vamos torcer para o dólar não valorizar ainda mais… &;-D