O CMS (Content Management System) é uma plataforma de software que deve ser hospedada em servidores WEB, possibilitando aos administradores de sites que possuem poucos conhecimentos técnicos em PHP, HTML e CSS (entre outras ferramentas), a criar, editar, publicar e gerenciar conteúdos em plataformas digitais. Dentre os gerenciadores de conteúdos mais populares disponíveis no mercado, o WordPress se destaca por ser o mais utilizado atualmente, conquistando incríveis marcas em sites do mundo inteiro…
“WordPress has undergone several significant modifications in the recent year, thanks to the efforts of developers. WordPress 6.0, which will be released soon, will take the same approach, delivering numerous useful additions and significant enhancements to the WordPress core. WordPress 6.0 will be available on May 24. They have already released three beta versions of the next release, giving us a good idea of what will be new in WordPress 6.0.”
— by Linux and Ubuntu.
Dada a sua grande importância para a World Web Wide (WWW), as novidades e inovações trazidas pelos seus desenvolvedores a cada nova versão tornam a plataforma não só especial pela oferta de recursos e funcionalidades, como também pela sua grande força e influência neste mercado. Por isto, 24 de maio será uma data especial, já que para ela está programado o lançamento da 6a. versão desta plataforma! Até o presente momento, já foram lançadas 3 versões betas para testes, as quais foram utilizadas como base para análises, para nos dar uma idéia do que esperar deste maravilhos gerenciador de conteúdos.
Dentre as novidades, destacam-se a atualização do editor de site (o qual terá uma bela reformulação), com o objetivo de possibilitar aos usuários a capacidade de personalizar quaisquer aspectos relacionados aos seus sites. Ele terá também um novo alternador de estilos, o qual permitirá mudar a aparência do site de forma completa, através de um único clique do mouse. Além disso, quatro novos estilos estarão incluídos por padrão, embora seja possível adicionar novos estilo personalizado, através da incluisão de um arquivo JSON com as cores e fontes necessárias para a pasta themes/twentytwentytwo/styles/.
O novo WordPress também possibilitará a adição e edição de mais templates de elementos específicos do site, incluindo a página do autor, a categoria, a data, as tags e taxonomia. Com isto, também será possível modificar o estilo de certas partes do site, trazendo mais flexibilidade para a sua personalização. Inclusive, poderemos até aplicar as imagens em destaques como plano de fundo das postagens! Por fim, um novo bloco chamado Comments Query Loop também será adicionado, permitindo os usuários a realização de alterações (aparência, cores e plano de fundo) na área da página, onde os comentários dos posts aparecem.
Além de muitas outras pequenas mudanças, melhorias e otimizações…
Por um lado, fico bastante feliz com as novidades em relação a plataforma, já que faço uso dela há bastante tempo (até então, utilizava o Joomla justamente porque não curtia muito este formato de blog, para o qual o WordPress era inicialmente voltado). Mas por outro lado, também estou preocupado com a compatibilidade geral, já que utilizo templates e plugins de terceiros e a tendência é de que eles tendem a quebrar, caso não sejam atualizados para a nova versão deste CMS. Este também é o motivo pelo qual mantenho este site com designs minimalistas, utilizando o mínimo de componentes externos possíveis!
E se depender de mim, vai continuar assim por um bom tempo… &;-D