… como também irá promover a atualização das configurações do BIOS! Embora este recurso ainda esteja em um estágio de desenvolvimento inicial, ele terá um grande impacto para os PCs desktops e notebooks, que vêm com uma instalação do sistema operacional GNU/Linux de fábrica. Assim, o usuário não precisará acessar as configurações da BIOS e nem realizar as alterações de forma manual, já que o próprio sistema poderá prover os ajustes de forma automatizada…
“Richard Hughes as the lead developer of the Linux Vendor Firmware Service (LVFS) and Fwupd at Red Hat announced the release this morning of Fwupd 1.8.4 as a nice update to this open-source firmware updating utility. Fwupd 1.8.4 not only adds support for some new hardware and fixes but notably begins adding the infrastructure to allow facilitating BIOS changes to the system from within Linux.”
— by Phoronix.
Tais operações poderão ser executada a através da ferramenta fwupdmgr com o parâmetro get-bios-setting, para obter as configurações das tecnologias como o WakeOnLAN, o CStateSupport, o AMD Memory Guard, o SMT, a NUMA, o IOMMU, o modo RAID NVMe, entre outras bastante comuns da BIOS. Já para aplicar as mudanças, o parâmetro set-bios-setting poderá ser usado em conjunto com as entradas de dados necessárias, sendo também suportado o formato JSON para a implementação de forma automatizada. Fabricantes renomados (como a Dell e a Lenovo) poderão ser beneficiados com este novo recurso, caso decidam permitir tais ajustes de configuração diretamente a partir do sistema pré-instalado.
No entanto, vale lembrar que o suporte para a modificação das configurações de BIOS ainda depende do suporte para a API de atributos de firmware do kernel Linux, além da permissão dos usuários para a implementação dos ajustes de forma automatizada pelo sistema. Já em relação a este aspecto, o GNOME Control Center tornará isto possível graças a exposição de detalhes sobre o estado de segurança do sistema, já que o objetivo de longo prazo é ser capaz de corrigir algumas das configurações do BIOS menos que ideais para o usuário, se desejado.
Por fim, o Fwupd 1.8.4 também possui uma variedade de correções de bugs, como a correta detecção do CET Indirect Branch Tracking (IBT), corrigindo a aplicação da atualização mais recente do DBX e outras correções aleatórias. Além disso, o suporte a hardware atualizado incluirá dispositivos como touchpads Elan non-HID, Google Prism, LabTop Mk III, ThinkPad Thunderbolt 4 Dock e ThinkPad Universal Smart Dock. Para maiores detalhes, não deixem de acessar o repositório GitHub do projeto e visualizar as notas de lançamento.
E se mais fabricantes aderirem ao projeto, o céu é o limite! &;-D