Dizem as más línguas, que o Windows é um sistema operacional “em eterno estágio beta”, em vista dos inúmeros problemas de instabilidade e travamentos, que as edições anteriores sofriam. Não mais! A partir do Windows XP, estas ocorrências reduziram consideravelmente, por ele adotar um kernel mais robusto, baseado na linha de sistemas corporativos como o Windows 2000/NT. Tempos depois, o Windows Vista, o 7, o 8/8.1 e por fim o 10, trouxeram outras importantes melhorias, que tornaram o sistema ainda mais confiável para o uso geral…
“Microsoft is now offering its upcoming Windows 11 to Insiders in the Release Preview Channel. Windows 11 Insider Preview Build 22000.194 is being offered as an optional update for eligible PCs in the Release Preview Channel. The Windows maker has also made the ISOs for Build 22000.194 available for Insiders. The next generation of Windows 11 will be offered to the public starting October 5; the company is also starting to ease some restrictions for unsupported devices, even though it’s happening with a big trade-off.”
— by WCCFTech.
Mas a partir do momento em que a Microsoft decidiu tornar o Windows uma plataforma de serviço e entregar atualizações pontuais para ele, a tendência é de que ele torne ainda mais robusto e por fim acabe pondo um fim para as piadinhas infames que os linuxers gostam de contar! Brincadeiras à parte, o Windows 11 está prestes a ser lançado (5/out) e por isto, a Microsoft irá oferecer o Windows 11 Insider Preview Build 22000.194, para os usuários & PCs qualificados no canal Release Preview, com as imagens ISO já disponíveis!
Dentre as melhorias, destaca-se uma série de correções relacionadas ao funcionamento do sistema (estado de baixo consumo de energia, ferramentas de busca integrada, linha de comando, máquinas virtuais), bem como a exibição gráfica de diversos itens da interface (contraste, botões, barra de rolagem, legendas, barra de títulos, etc), limitações na conectividade de dispositivos que dependem do Bluetooth, entre inúmeras outras mais específicas. Até mesmo as aplicações que vêm integradas o sistema também foram atualizadas, como a ferramenta de recorte (Snipping Tool), a calculadora e o relógio do sistema! Para maiores informações, não deixem de conferir as notas da atualização.
Será que em um futuro não muito distante, veremos o Windows evoluir para um sistema do tipo “rolling release”? Imaginem um cenário no qual teríamos uma edição anual (2022, 2023, 2024, etc), a qual basicamente oferecessem o suporte retroativo a uma determinada linha de hardware (os mais antigos ficariam aos poucos para trás) e contem com as melhorias graduais que esperamos. Uma determinada aplicação (ou serviço) também poderia ser homologada para funcionar no sistema a partir de uma determinada versão, facilitando bastante a gestão por parte de usuários e empresas (tal como acontece com os smartphones Android).
Ou ainda, uma gestão parecida com as distribuições Linux… &;-D