Novas atualizações para o Windows e o impacto na sua usabilidade

O que devemos esperar das atualizações para o sistema operacional e seus aplicativos? Obviamente, a correção de defeitos, seguida correção das falhas de segurança (ou vice-versa, dependendo da importância dada pelo usuário), são os principais aspectos a serem considerados. Por fim, as melhorias e otimizações necessárias para garantir uma boa performance geral também não ficam atrás, já que um sistema rodando “lisinho” é bastante desejado…

“You’re probably aware that certain file types need to be opened by certain apps. Windows 10 usually tries to determine which of the apps you have installed is the best candidate. Usually it’s correct, but if it chooses the wrong app – or you have multiple apps that could open it and it doesn’t use your favorite – then you need to pick the default app yourself. Up until now, that’s been overly confusing and annoying.” — by TechRadar.

Porém, serão as melhorias na usabilidade é que tornarão o sistema uma plataforma incrível para oferecer recursos e serviços para os seus usuários, já que se o mesmo não for simples e fácil de usar, certamente não oferecerá uma boa experiência de uso! Por isto, a Microsoft irá melhorar o processo de associação de arquivos a serem aberto por determinados aplicativos, ao inserir uma caixa de pesquisa que possibilite encontrar o aplicativo em questão de forma mais fácil, ao invés de simplesmente associá-lo a um aplicativo indesejado ou até mesmo inoperante para o formato em questão.

Sei que à primeira vista, esta melhoria parece ser “coisa boba” para os usuários habituados ao sistema e que já possuem um conhecimento técnico necessário para executar as mudanças. Porém, por já ter lecionado informática básica para usuários leigos, que por sua vez não possuem muita afinidade com o PC desktop, esta certamente será uma melhoria muito bem-vinda! Acreditem ou não, já passei muito sufoco tentando explicar a associação entre arquivos e aplicações para esta classe de estudantes. E algumas vezes, sem sucesso.

Só falta uma solução para a “BIOS” (besta idiota operando sistema)… &;-D