… está dando conta do recado! Eis o 12VHPWR, desenvolvido com o objetivo de atender aos requisitos das placas de vídeo mais possantes do mercado (que requerem uma grande quantidade de energia) e atender as exigências do novo padrão PCI Express 5.0, além de fazer parte da especificações do novo padrão ATX 3.0, prometendo entregar até 600 Watts para a alimentão destes componentes, provendo uma pinagem com linhas exclusivas de 12 Volts…
“Nvidia says it’s investigating two reports of RTX 4090 cards that have had power cables burn or melt. Reddit user reggie_gakil was the first to post details about their Gigabyte RTX 4090 issues yesterday, showing burn damage on the new 12VHPWR adapter cable that Nvidia ships with the RTX 4090. The connection on the actual card was also damaged and melted.”
— by The Verge.
Mas infelizmente, alguns relatos sugerem que o (pobre) design deste acessório está sendo a principal causa de superaquecimentos! Usuários do Reddit relataram a queima destes conectores, ao serem utilizados em conjunto com adaptadores para as suas novas placas de vídeo nVidia RTX 4090. Embora eles questionem que o problema ocorrem em vista de uma montagem inapropriada (os cabos não podem ficar dobrados durante o processo, o que pode causar a soltura dos terminais ou o seu desalinhamento dentro do próprio conector).
Porém, algumas reclamações já haviam sido feitos, como é o caso do youtuber JayTwoCents, considerando-o “perigoso” em vista de sua frágil construção (ele é bem menor que os demais conectores). Ele notificou a nVidia sobre o problema em questão e recebeu uma resposta da empresa alegando que ele “está se preocupando com problemas que não existem”. Já o consórcio PCI-SIG também havia feito alguns alertas, sobre a “demonstração de variação térmica, o que pode resultar em problemas de segurança sob certas condições”.
O duro mesmo vai ser engolir as “soluções” propostas: evitar completamente o adaptador de energia da nVidia, tomar cuidado no posicionamento dele no ato da montagem ou ainda, utilizar novos cabos de alimentação baseados no conector 12VHPWR, os quais dispensam o conector volumoso por um único cabo e que termina em dois conectores de alimentação de 8 pinos, para uma fonte. Inclusive, a Corsair (que foi uma das primeiras a lançar fontes ATX 3.0) também vende o seu próprio cabo, por “apenas” US$ 19,99!
Se isto tivesse acontecido comigo, devolveria o produto e solicitaria reembolso! &;-D