Há pouco mais de 2 anos, a Apple lançou o seu poderoso SoC Apple M1, que apesar do baixo consumo de energia, surpreendeu o mercado por trazer uma CPU dotada de uma performance excepcional, se comparada com as CPUs x86 dos produtos da mesma linha. Além disso, este SoC também trazia unidades gráficas integradas, capazes de rivalizar com as GPUs de entrada, além de tornar os seus portáteis capazes de rodar os jogos mais modernos (mesmo utilizando a tradução baseada na biblioteca Rosetta)…
“It was reported that Apple had purchased all of TSMC’s first run on 3nm wafers. It sounds like it is doing so to update almost all of its Macs in 2023. In addition to a new iMac, it’s reportedly working on new MacBook Air systems. According to Bloomberg, it’s building an all-new 15-inch model to launch this year. It’s also planning on updating its existing 13-inch MacBook Air as well. That model was bumped up to an M2 SoC in June of 2022…”
— by ExtremeTech.
A partir de então, as atenções se voltaram para os futuros lançamentos da empresa e apesar dos SoCs M2 trazerem grandes melhorias em sua arquitetura se comparado ao “antigo” M1 (com +25% de transistores em sua construção), ainda assim muitos viam este SoC como apenas uma bela atualização e nada mais. Pois bem: o futuro SoC M3 será lançado ainda neste ano e ao contrário dos lançamentos anteriores (que se baseavam em uma litografia de 5nm), ele irá utilizar a nova litografia de 3nm! Há alguns meses, a empresa já havia adquirido a primeira remessa de waffers da TSMC.
Embora não tenhamos muitas informações relacionadas a arquitetura do novo SoC M3, muitos acreditam que a combinação da evolução tecnológica com a litografia mais refinada, irá tornar as CPUs e GPUs desta nova unidade tão poderosa, tornando os lançamentos anteriores “jurássicos” em termos de diferença de performance! Porém, os atuais SoCs M2 ainda continuarão sendo utilizados em alguns produtos, como é o caso das estações MAC Pro, as quais receberão um SoC M2 Ultra, dotado de 24 núcleos de CPU e 76 núcleos de GPUs, além de incríveis 192 GB de memória RAM.
Impressionados? Confesso que também estou! Há tempos, desejo colocar as mãos em um PC desktop dotado de um SoC ARM e cheguei até mesmo a cogitar a compra do “antigo” MAC Mini M1. Porém, o suporte para as distribuições GNU/Linux ainda está em estágio experimental e por mais que o sistemas macOS sejam espetaculares, não largo o meu amado Tux por nada neste mundo! Por isto, também estou na expectativa do lançamento de outros PCs desktops alternativos, baseados em SoCs como o Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 ou algum equivalente fabricado pela MediaTek.
Até lá, vou me virando com o meu PC ultra-compacto da chinesa Soyo… &;-D