… exclusivamente para o Xbox! Quando se fala em Indiana Jones (famoso personagem criado por George Lucas e imortalizado na pele de Harrison Ford), não dá para esquecer o alegre (e provocante) tema musical composto pelo mestre John Williams. Na minha juventude, era uma música que eu até “cantarolava” para pilhar alguns colegas da escola, quando eles decidiam se “aventurar” em algum desafio maluco ou apenas fazer brincadeiras de gosto no mínimo “duvidoso”, sem se preocupar com as consequências dos seus atos…
“MachineGames’ upcoming Indiana Jones game was originally set for a multiplatform release, until Xbox’s ZeniMax acquisition changed plans. During today’s trial between Xbox/Activision and the Federal Trade Commission, Bethesda’s Pete Hines revealed that Disney had an agreement with ZeniMax for a multiplatform AAA Indiana Jones game. After the Bethesda acquisition, the agreement with Disney was amended to transition the Indiana Jones game to an Xbox and PC exclusive. Hines said the game is currently set to hit Game Pass on day one.”
— by IGN.
No entanto, foram poucos os jogos lançados com este grande personagem como protagonista (que me lembre)! Dentre eles, curti apenas o “Indiana Jones & The Infernal Machine” no início do século e apesar dos bons reviews, o título não me deixou empolgado a ponto de lembrá-lo com nostalgia, tal como aconteceu com os primeiros jogos baseados na série Tomb Raider! Apesar de suportar aceleração gráfica 3D, os gráficos exibidos eram simplórios, as animações não eram fluídas e a jogabilidade era para lá de ruim, mesmo para a sua época…
Ainda assim, daria uma nova chance para o personagem, caso um novo (e bom) jogo fosse lançado. E pelo visto, parece que terei uma oportunidade para isto: a MachineGames, estúdio de desenvolvimento de jogos sueco que está sob controle da ZeniMax, responsável pelos novos jogos da série Wolfenstein, há tempos vem desenvolvendo um novo jogo multiplataforma ambientado no universo de Indiana Jones. Porém, com a aquisição da ZeniMax pela Microsoft, todos os estúdios que estavam sob a tutela da empresa passaram a fazer parte da Xbox Game Studios e por isto, muitos destes títulos se tornarão exclusivos para a plataforma Xbox.
Porém, Peter Hines (CEO da Bethesda) revelou que as coisas não são tão simples assim: a Lucasfilm (produtora que detém a propriedade intelectual de Indiana Jones e que foi adquirida pela Disney) levantou uma questão sobre a decisão de torná-lo um jogo exclusivo, em vista de um acordo que a ZeniMax tinha com a própria Disney para o lançamento de um jogo multiplataforma do Indiana Jones, a qual foi discutida entre Hines e Phill Spencer (por e-mail), além de outros executivos envolvidos. Apesar dos interesses da Microsoft neste sentido, a verdade é que nada ainda está certo ou definido. Até o momento…
O que esperar do novo jogo do Indiana Jones? Embora não tenhamos recebido notícias nestes últimos anos (justamente por causa da aquisição da ZeniMax e seus estúdios), sabemos que Todd Howard (responsável pela direção e produção executiva dos jogos sob a chancela da Bethesda) também atuará como produtor executivo do projeto e mencionou recentemente que o jogo será um “mash-up” de diferentes gêneros. Seja como for, certamente teremos mesmo é uma “combinação” de expectativas, ansiedades e apreensões, além de bastante questionamentos!
Mas uma coisa é certa: a trilha sonora continuará sendo… espetacular! &;-D