nVidia e MediaTek querem trazer Ray-Tracing para os notebooks ARM?

Será que eu realmente entendi direito? Atualmente, os Chromebooks são dispositivos leves, baratos e com poucos recursos de hardware, em geral equipados com SoCs ARM (apesar de existirem edições com SoCs x86) e designados para o uso do Chrome OS, um sistema operacional otimizado para o uso de aplicações WEB. Dispor de um recurso gráfico designado para jogos modernos, contradizem totalmente a concepção destes portáteis, já que eles também precisarão de CPUs poderosas e soluções de armazenamento adequadas…

“What would an ARM-based laptop look like with an RTX graphics card? That’s something NVIDIA is exploring together with MediaTek, a company best known for building ARM-based chips. Together, they’re building a reference laptop platform that’ll support Chromium, Linux and NVIDIA SDKs (software development kits). While it’s unclear what, if anything, this partnership will lead to, it’s not hard to get excited about the idea of a next-generation Chromebook that’s light, energy efficient and equipped with NVIDIA’s ray-tracing RTX hardware, even if they inevitably end up being stripped down.”

— by Engadget.

A nVidia e a MediaTek estão construindo juntas, um notebook de referência, para disponibilizar uma plataforma que suporte o Chromium (presumo de que se estejam referindo ao sistema operacional livre, o qual se baseia o Chrome OS), o Linux (implementação livre de um kernel Unix, que também é utilizado pelo Chromium) e o SDK da nVidia (kit de desenvolvimento de softwares, para o desenvolvimento de soluções que utilizem a plataforma gráfica da nVidia). O objetivo de ambas as empresas é dispor de um Chromebook de última geração, capaz de rodar aplicações e jogos que façam o uso do Ray-Tracing.

A ARM não só se limita a projetar bons design de SoCs para serem usados (sob licença) por seus parceiros em seus produtos, como também tem buscado construir um belo ecossistema em volta de sua arquitetura (e com sucesso)! Aos poucos, ela (e seus parceiros) vão aumentando o alcance deste ecossistema, que antes estavam limitados aos dispositivos portáteis e eletrônicos de baixo consumo, para se tornarem uma séria opção para sistemas computacionais de alto desempenho, inteligência artificial e automação de processos, apesar de todos os contra-tempos e limitações. Por isso, toda as experiências e know-how conquistados durante este processo, certamente serão úteis para o uso outras aplicações e investimentos.

Por exemplo, há tempos as GPUs estão sendo utilizadas para a execução de outras tarefas além daquelas que foram projetadas, em virtude de seu alto poder de cálculo matemático (GPGPU), bem como auxiliar no processamento de instruções voltadas para a inteligência artificial (já que a tendência atual, é de que os dispositivos sejam integrados cada vez mais aos assistentes virtuais). Por fim, poderá até mesmo estimular a migração de jogos consagrados para esta plataforma, rodando-os de forma nativa e sem o uso de métodos de virtualização ou emulação, para fins de compatibilidade.

E ainda continuo na expectativa de um console baseado em SoCs ARM… &;-D