Há tempos, defendo a criação de uma nova categoria de PCs desktops ultra-compactos, a qual deveria utilizar componentes designados exclusivamente para este formato, sem adaptações e/ou arranjos! Embora os PCs “Small Form Factor” (SFF) já existam no mercado e empreguem muitos dos conceitos que estou me referindo, na prática (acredito) que eles falham justamente por reaproveitar os componentes encontrados nos PCs desktops tradicionais. E se tratando de jogos, a situação se torna mais crítica ainda, já que muitas das placas de vídeo disponíveis no mercado possuem comprimentos “exagerados”…
“We’re working in partnership with graphics card and case manufacturers to make component choice simpler by introducing a new SFF-Ready guideline for GeForce RTX enthusiast graphics cards and cases. This new guideline will instantly tell you whether a graphics card fits in a SFF case. (…) Manufacturer product pages and listings on global retailers will soon be updated with text labeling graphics cards that meet the guideline as “SFF-Ready Enthusiast GeForce Cards”, and cases as being “Compatible with SFF-Ready Enthusiast GeForce Cards”, instantly identifying parts that fit together and allowing you to buy and build with confidence.”
— by Nvidia GeForce News.
E se não bastassem os comprimentos exagerados, ainda temos que levar em consideração as folgas para cabos de alimentação e os conectores, para ter a certeza de que a placa gráfica possa ser utilizada sem maiores problemas nos gabinetes SFF (ainda que nas especificações técnicas do produto, seja dito que sim). Felizmente, a Nvidia já está trabalhando em parceria com fabricantes de placas gráficas e gabinetes para simplificar a escolha dos componentes, introduzindo uma nova diretriz “SFF-Ready” para as placas gráficas que fazem o uso das GPUs GeForce RTX, bem como os gabinetes compactos que irão recebê-los!
Em breve, as páginas de produtos dos fabricantes e listagens em varejistas globais serão atualizadas, trazendo rótulos para as placas gráficas que atendem a diretriz “placas GeForce para entusiastas prontas para SFF” (ou algo do gênero) e gabinetes que são “compatíveis com placas GeForce para entusiastas prontas para SFF”. Isto irá facilitar muito a vida dos entusiastas e montadores de PCs para jogos, já que eles poderão identificar de forma rápida e sem maiores complicações, as peças que se encaixarão neste novo sistema, além de permitir que eles possam comprá-las e montá-las com total confiança.
Para se ter uma idéia das dimensões adotadas, a Nvidia já está estabelecendo as seguintes medidas para as placas de vídeo GeForce RTX 4070 “prontas para SFF”: altura máxima de 151mm (incluindo o raio de curvatura do cabo de alimentação), comprimento máximo de 304mm e profundidade máxima de 50mmm ou 2 slots e meio. Segundo o anúncio, estes limites garantem que tenhamos todos os espaços necessários dentro dos gabinetes compactos, além de criar uma diretriz para que os fabricantes possam utilizá-a em futuros projetos, permitindo que também possamos atualizar as nossas GPUs sem ter que substituir o chassi do sistema.
+300mm de comprimento… sério, Nvidia? É isto o que você chama de “pronto para SFF”? Na minha opinião, estes PCs deveriam ter no máximo 250mm de comprimento e por isto, as placas de vídeo deveriam utilizar formatos mais compactos ainda, como a própria Nvidia GeForce RTX 3060Ti Aero, lançada há alguns anos. Em geral, PCs para jogos que utilizam componentes high-end tendem exigir muita energia e como consequência geram muito calor, o que pode acabar comprometendo a dissipação térmica de sistemas compactos. Talvez, nem valha a pena os gastos extras para montar um sistema “um pouco menor” que um PC para jogos tradicional!
Ainda assim, parabéns pelas suas iniciativas! &;-D