Nvidia não irá lançar placas gráficas para o mercado intermediário?

Há alguns meses, havia lido alguns rumores sobre a (suposta) decisão da AMD em direcionar as suas soluções gráficas para o mercado intermediário. Além de não ter “disposição” para competir com a Nvidia no segmento avançado, este mercado é o responsável pelo maior volume de vendas, para o qual ela possui soluções capazes de rivalizar com as concorrências. Pois bem: parece que a vida dela (e da Intel) poderá ser facilitada pela própria Nvidia: pelo que parece, a empresa não irá lançar soluções gráficas para o mercado intermediário! Ao menos, para o início do ano que vem (2025)…

“According to a new leak from Benchlife, Nvidia may launch the vast majority of the RTX 50-series in the first quarter of 2025 – but one GPU is notably missing from the early lineup. That could be very good news for AMD and Intel. While Nvidia will rule the high-end market, the other two brands may get to swoop in with some of the best graphics cards for gamers on a budget and get some breathing room before Nvidia strikes back.”

— by Digital Trend.

Segundo um novo vazamento feito pelo portal Benchlife, a Nvidia irá lançar todas as suas soluções gráficas avançadas da série RTX 50 já no primeiro trimestre de 2025! Dentre elas, estão as poderosíssimas RTX 5090 e RTX 5080 já para o mês de janeiro, seguidas das não tão poderosas RTX 5070 TI e RTX 5070. Inclusive, até mesmo a RTX 5090D (uma edição capada da tradicional RTX 5090, que será designada para o mercado chinês) será lançada durante este mesmo período. Ué, mas não foi sempre assim: primeiro, são lançadas as placas avançadas (as quais são os carros-chefes das séries), seguidas das demais?

Seria, se não fosse o fato de outros vazamentos sugerirem que empresa irá encerrar a produção de quase todas as soluções gráficas da série RTX 40, exceto (justamente) a placa intermediária RTX 4060, a qual continuará sendo fabricada por um tempo indeterminado. Combinado com o fato de que não foram feitas menções ou comentários sobre as futuras RTX 5060 TI e RTX 5060 tradicional, acredita-se que as atuais placas intermediárias serão mantidas na linha de produção, apenas para garantir a disponibilidade de um produto neste segmento, ainda que ele esteja “defasado” por apenas uma geração!

Se estes vazamentos se confirmarem de fato, então a AMD e a Intel terão uma oportunidade única para se estabelecerem no mercado intermediário, já que elas irão colocar produtos dotados de tecnologias mais recentes que a “velha” Nvidia Geforce RTX 4060! Por outro lado, também não ficaria surpreso em saber que as placas baseadas nestas GPUs estarão com os preços bem mais em conta (para os padrões da Nvidia): além dos investimentos já terem sido “pagos” pelas vendas deste ano (2024), ela certamente não irá deixar as suas concorrentes crescerem, enquanto as futuras RTX 5060 (ainda) não chegam ao mercado. Se é que elas realmente virão…

Uma pena que estes (pressupostos) eventos limitem as nossas opções… &;-D