O fim de uma era: Reino Unido irá desativar a sua infraestrutura 3G!

O meu primeiro contato com uma conexão de “banda-larga” não foi através das tecnologias DSL, DOCSIS e fibra óptica, mas sim da tecnologia móvel 3G! Na época (2009), havia contratado um plano de banda larga 3G que apesar de dispor de uma cota mísera de 1 GB de dados, ao menos entregava 64 kbps de velocidade de conexão reduzida. Embora ainda fosse lenta mesmo para os padrões da época, ao menos era menos sofrível que o acesso discado (56 kbps), especialmente se levarmos em consideração os péssimos serviços prestados pela Oi/Telemar…

“Britain is set to become a post-3G nation as Virgin Media O2 (VMO2) prepares to be the last of the country’s mobile networks to switch off its 3G service, although it may linger for a while at a few sites. The operator says that its rivals have completed their switch-offs and now the firm is set to complete its own program “in the coming weeks” following a series of successful pilots throughout 2025. VMO2’s telecoms turn-off started with the city of Durham in northeast England back in April, and saw it withdrawing 3G services in Scotland from early November.”

— by The Register.

Conforme as novas tecnogias vão chegando, as antigas vão saindo de cena: o Reino Unido está prestes a se tornar uma nação “pós-3G” com a Virgin Media O2 (VMO2) preparando-se para desativar os seus serviços nas próximas semanas. A operadora é a última das grandes empresas de telecomunicações do país a concluir esse processo, seguindo os passos da BT/EE, Vodafone e Three, que já finalizaram seus desligamentos ao longo de 2024 e 2025. Embora o sinal ainda possa persistir em alguns locais específicos até o início de 2026, a rede deixará de existir em caráter definitivo muito em breve.

A transição é o resultado de um plano anunciado pelo governo britânico em 2021, que previa a eliminação gradual das redes 2G e 3G até 2033 para liberar espectro para tecnologias mais modernas. Curiosamente, o 3G é lembrado como uma tecnologia que custou bilhões às operadoras no início do século, mas que nunca chegou a cumprir totalmente as altas expectativas geradas em torno de sua capacidade de dados, sendo rapidamente superada pelo avanço do 4G e do 5G.

Para os usuários que ainda possuem aparelhos antigos e não realizaram o upgrade para 4G ou 5G, as consequências serão imediatas: embora ainda seja possível fazer chamadas e enviar SMS através da rede 2G (que permanecerá ativa por mais tempo), o acesso a dados móveis será interrompido. Isso significa que sites, aplicativos de mensagens e redes sociais deixarão de funcionar nesses dispositivos. O aviso também vale para clientes de operadoras virtuais que utilizam a rede da VMO2, como Giffgaff, Tesco Mobile e Sky Mobile.

A desativação marca o fim de uma era na infraestrutura digital do país. A CTO da Virgin Media O2, Jeanie York, enfatizou que a empresa realizou diversos projetos-piloto bem-sucedidos durante o ano de 2025, começando pela cidade de Durham e expandindo para a Escócia. O foco agora é incentivar os clientes remanescentes a atualizarem seus equipamentos para garantir que continuem conectados à internet móvel, consolidando a migração para redes mais eficientes e sustentáveis.

Bons tempos! Especialmente depois que arrumei um plano de 256 kbps… &;-D

Leave a Comment