Antes dos dispositivos móveis dotados de telas sensíveis ao toque se popularizarem (e tomarem conta do mercado), existia uma outra categoria de aparelhos muito desejada por usuários: os smartphones dotados de teclado full-qwerty! Eles se tornaram um grande sucesso, devido a facilidade de realizar operações que envolviam a digitação de textos, graças a boa usabilidade dos seus teclados. Além disso, eles também eram equipados com telas LCDs com formatos quadrados, os quais facilitavam muito a leitura das informações…
“BlackBerry is ending support to all its classic smartphones starting January next year. The company has updated its support page where it says that the legacy services for BlackBerry 7.1 OS and earlier, BlackBerry 10 software, BlackBerry PlayBook OS 2.1 and earlier versions, will no longer be available after January 4, 2022. This means that customers using BlackBerry devices running these legacy services and software will no longer receive software patches to ensure that the carrier or Wi-Fi connection remains functional. This will include data, phone calls, SMS and 911 functionality for US users. BlackBerry smartphones that run Android will not be impacted.”
— by Gadgets Now.
Destes, o mais popular eram os smartphones BlackBerry, os quais conquistaram os usuários corporativos não só devido a qualidade dos seus aparelhos e a adição do teclado físico, como também pelo fato de contar com um sistema operacional estável, robusto e dotado de excelentes aplicações para o uso no dia-a-dia! Ser dono de um BlackBerry chegou a ser considerado até um símbolo de status! No entanto, com a popularização dos smarphones touchscreen e o crescimento das plataformas iOS (Apple) e Android (Google), combinados com a falta de visão de mercado e a (in)competência para se adequar aos novos tempos, a Research In Motion (RIM) acabou vendo a sua participação no mercado cair vertiginosamente.
No entanto, muitos usuários ainda mantinham o seus velhos aparelhos, em vista da excelência do seu sistema operacional e dos softwares nele agregados, além do bom suporte para as atualizações de segurança. Mas infelizmente, eles serão descontinuados a partir de amanhã (4/jan) e por isto, não haverá garantias de que possam continuar funcionando corretamente após esta data! Vale lembrar que a empresa realizou uma completa transição para o sistema operacional Android ainda em 2016 e partir desta data, todos os esforços e investimentos serão concentrados exclusivamente para esta plataforma.
Sim, também fui um dos que desejava adquirir um smartphone dotado de um teclado full-qwerty! No entanto, a minha escolha inicial na época foi o Palm Treo 650, mas infelizmente não consegui encontrar o aparelho por um preço justo. Tempos depois, também considerei a aquisição do BlackBerry Curve 9360, mas em vista da baixa qualidade dos aparelhos e das críticas em relação a qualidade de imagem de sua câmera, acabei optando por adquirir um smartphone Android mais compacto, como o Sony Xperia Mini. Este por sua vez, me rendeu boas experiências com a fotografia, embora tenha deixado a desejar na duração da bateria.
Já “bateram as botas” o Symbian, o WebOS e agora, o BlackBerry OS… &;-D