… as atuais AMD Ryzen (ao menos, no mercado de entrada)! Embora a AMD tenha conquistado uma bela fatia do mercado de processadores, graças as suas novas linhas Ryzen baseadas na arquitetura Zen, sabíamos que seria uma questão tempo, que a Intel responderia à altura. E parece que este dia já chegou: segundo alguns testes publicados pela XFatest, as novas unidades de entrada Intel Core i3-12100 estão destroçando as unidades AMD Ryzen 3-3300X! Para variar, a diferença de desempenho entre elas não é pequena em alguns testes…
“Unlike high-end Alder Lake SKUs, the Core i3-12100 doesn’t feature the hybrid design. This means that the quad-core chip with Hyper-Threading is only carrying Intel’s Golden Cove cores. The processor is outfitted with 12MB of L3 cache. Previous retailer listings pegged the Core i3-12100 with a 3.3 base clock. XFastest observed the Core i3-12100 peaking at 4.3 GHz, which is likely the single-core boost clock. Since the news outlet’s Core i3-12100 is an engineering sample, the final clock speeds for the quad-core part could vary. Therefore, we also recommend taking the test results with a bit of salt.”
— by Tom’s Hardware.
Diferente das gerações anteriores, a Intel Alder Lake é uma arquitetura mais moderna e conta com uma série de avanços tecnológicos, para enfrentar as poderosas unidades baseadas na arquitetura Zen. Em destaque, está a nova linha de entrada Core i3-12100, a qual é uma unidade quad-core de 3.3 GHz (chegando a 4.3 GHz em modo turbo), com suporte ao HyperThread e que utiliza somente os núcleos Golden Cove (não terá os núcleos de alta eficiência baseados na arquitetura Tremont) e TDPs entre 60 a 77 Watts. Vale lembrar que a unidade em questão é uma amostra de engenharia e por isto, possivelmente os parâmetros mencionados poderão ser diferentes das unidades que serão comercializadas.
Apesar da superioridade do novo Core i3 em comparação ao Ryzen 3, também devemos levar em consideração que a arquitetura Zen 2 foi lançada há +2 anos, o que torna a comparação um pouco injusta. Para variar, a AMD vai direcionar a sua nova arquitetura Zen 3 apenas para as unidades intermediárias e avançadas, deixando as unidades de entrada de lado! De qualquer forma, este é um feito memorável da Intel, pois há tempos não conseguia oferecer produtos capazes de competir até mesmo com as unidades mais antigas desta série. Uma pena que não existem menções em relação aos seus IGPs, embora as CPUs tenham influenciando positivamente os comparativos de jogos rodando em ambas as plataformas (Counter-Strike e o Cyberpunk 2077), com uma leve vantagem para a Intel.
Se antes já tinha uma certa inclinação pelas unidades da Intel (especialmente devido aos bons drivers gráficos), agora mesmo é que não cogito mais adquirir as unidades da AMD (a não ser que as encontre com valores bem mais em conta). Muito provavelmente, o meu novo PC desktop será equipado com uma CPU Intel Core i3-11100B ou i3-12100 (ou até mesmo uma possível variante desta). O “X da questão” certamente será o preço, já que as unidades mais atuais tendem a ser bem mais caras que a geração anterior. Por fim, também vale lembrar que as novas unidades suportarão os módulos de memória RAM baseados no padrão DDR5, o que também acabará acarretando em mais custos a considerar.
Só espero que eles tenham IGPs Intel Iris Xe, senão… &;-D