O novo console Xbox será o mais poderoso da face da Terra? Pois…

… esta é na minha opinião, uma PÉSSIMA idéia! Diferente dos PCs desktops, os consoles não são plataformas tão flexíveis em relação a atualizações e upgrades de hardware e por isto, tendem a se tornarem defasados com o tempo, mesmo com as abordagens de consoles de meia-geração. No entanto, eles são dispositivos que entregam uma excelente relação custo vs benefício, pois além de serem baratos (a empresa não fatura com a venda de consoles, pois eles são subsidiados), os jogos são otimizados para tirar o melhor proveito do hardware…

“Next-gen consoles have been the talk of the town recently, with both Sony and Microsoft starting to put forth their first official teases for what’s to come. It’s slowly becoming clear that Sony intends to stick to its hardware-focused strategy, while Microsoft wants to continue with the Xbox Play Anywhere program by opening up the platform to be synonymous with gaming at large. Now, Xbox President Sarah Bond’s choice words in a new interview have added even more credence to this narrative.”

— by Tom’s Hardware.

Mas por incrível que pareça, a Microsoft pensa exatamente no contrário: Sarah Bond (CEO da divisão Xbox), afirmou em uma recente entrevista que o próximo console da marca irá entregar “uma experiência muito premium, de gama‑alta”, para os aficcionados pela plataforma. Esta declaração reforça a ideia de que a Xbox está mirando um posicionamento mais ambicioso no hardware (ao invés de abandoná-lo), em vez de simplesmente focar em acessibilidade ou custo reduzido.

Ela também sugeriu que esse novo aparelho poderá se aproximar de um modelo híbrido entre console e PC, já que a Xbox enfatizou que o Windows “é a plataforma número um para jogos” no contexto de sua parceria com AMD. Considerando que o aparelho companheiro – o ROG Xbox Ally, da ASUS – executa Windows, a possibilidade de usar múltiplas lojas ou funcionalidades típicas de PC também foi levantada. Essa postura traz uma mudança potencial na forma tradicional como os consoles são encarados.

Por outro lado, esta abordagem mais “premium” também gerou uma certa apreensão entre os jogadores pão-duros mais voltados para custo‑benefício. Pois se o próximo Xbox realmente for comparável em preço a um PC de média gama (sendo comercializado a algo em torno de mil dólares), ele pode afastar parte dos consumidores que priorizam o valor acima do desempenho máximo. Além disso, há uma tensão entre expandir o ecossistema para “todos os jogadores de PC” e manter fidelidade ao público tradicional de consoles.

Em vários momentos (tanto aqui no meu site pessoal, quanto em outros portais), já deixei bem claro as minhas opiniões sobre este assunto: os consoles deveriam ser baratos, acessíveis e oferecerem uma performance aceitável, para entregar as melhores experiências possíveis, pois “competir” de igual para igual com os PCs (no quesito performance), é praticamente impossível! Inclusive, apostar na definição Full-HD como padrão e usar as tecnologias de upscaling disponíveis para as definições maiores, além de considerar novos lançamentos a cada 5 anos.

Senão, será mais outro fracasso na conta dos gestores da divisão… &;-D