O que fazer para tornar o sistema operacional Windows 11 melhor?

Apesar dos sistemas operacionais entregarem um ambiente padrão pronto para ser utilizado, a maioria dos usuários realizam personalizações diversas tanto na interface gráfica, quanto na plataforma como um todo. Tais personalizações tem como objetivo, deixá-lo mais adaptado para as suas preferências e necessidades, além de ajustá-los para que se tornem mais eficientes na execução das tarefas e serviços, para que a estação se propõem. Não raro, muitos usuários até mesmo fazem as mudanças com o objetivo de blindá-lo, em vista das definições padrões privilegiarem a usabilidade e nem sempre a segurança como um todo…

“Buying a new laptop or PC can feel overwhelming, especially when that computer comes with a new operating system, such as Windows 11. While it’s very exciting to have more speed and power at your disposal, installing all your apps and setting everything up can be a hassle. But it’s worth it to have everything ready to go when you need it. If you just got a new PC, we have a few suggestions you might want to follow before anything else. These will ensure your brand-new PC is in tip-top shape and you’re ready to get work done. Let’s get right into it.”

— by XDA Developers.

Então, que personalizações são estas? Eis, o tema do artigo publicado por João Carrasqueira (autor do portal XDA Developers), que por sua vez sugere uma série de ajustes importantes para tornar a experiência de uso do sistema operacional Windows 11, a melhor em todos os sentidos! Apesar das instalações “de fábrica” possibilitarem o seu uso de forma imediata, pequenas intervenções certamente o tornarão mais rápido, seguro, responsível, usável e estável, entre outros atributos desejados para o seu funcionamento. Eis, a lista resumida:

  1. Verificação e instalação das atualizações pendentes;
  2. Otimização do menu iniciar e da barra de ferramentas;
  3. Desinstalação de softwares desnecessários e/ou indesejáveis;
  4. Desabilitação de serviços desnecessários na inicialização;
  5. Mudanças no visual da interface do Windows 11;
  6. Habilitação do histórico da área de transferência;
  7. Gerenciamento das suas notificações;
  8. Desabilitação do backup do OneDrive;
  9. Instalação de aplicações úteis e necessárias;
  10. Mudança do navegador WEB padrão do sistema.

Com base nas mudanças sugeridas, de fato o sistema irá entregar uma experiência de uso melhor em todos os aspectos e por isto, aprovo as sugestões dadas (especialmente a última). Porém, algumas foram deixadas de lado, como a inspeção do hardware através do gerenciador de dispositivos (para verificar o seus funcionamento e a existência de conflitos; se necessário, instalar os drivers sugeridos pelo fabricante), a atualização da base de assinaturas do anti-malware a inspeção do firewall nativo. Por fim, o navegador WEB (seja o Edge ou qualquer outro desejado pelo usuário) também necessitará uma série de ajustes e intervenções, tanto em termos de usabilidade quanto de segurança. Especialmente o Edge…

Mas se querem MESMO uma boa dica, usem o Linux ao invés do Windows… &;-D