Eis, uma expressão brasileira muito popular, que (acredita-se) ter originado ainda no século 17, quando os holandeses haviam invadido o país (na época, ainda era uma colônia de Portugal). Os negros escravizados recebiam equipamentos e roupas de combate para lutar, mas por não estarem acostumados a usar botas, eles frequentemente tropeçavam nelas, tornando-se alvos fáceis para os invasores. Dentre outras expressões utilizadas, também temos a popular “foi dessa para a melhor”. Mas voltando ao assunto: o que acontecerá com o seu blog, se…
“For almost 20 years, WordPress.com has been committed to providing a user-friendly and stable platform where anyone with a story to tell can do so freely and securely. Many of our customers have been with us from the beginning, and we’re proud to have been a partner in their digital journeys. Now, we’re thrilled to announce something truly new and exceptional: a plan designed exclusively for those seeking the ultimate in security and longevity for their digital presence. Safeguard your online legacy with the 100-Year Plan.”
— by WordPress blog.
Obviamente, ele continuará ativo e carregará todo o seu “legado” até a expiração do registro de domínio e plano de hospedagem contratados, os quais geralmente podem durar até 10 anos. Mas no que depender do WordPress, o mais popular sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS) e plataforma de hospedagem de sites, os nossos domínios (e seus respectivos conteúdos) poderão ser mantidos com segurança por até 100 anos, além de estar disponíveis durante todo esse tempo! A empresa irá oferecer um novo plano para aqueles que desejam preservar os seus sites e blogs, com os respectivos conteúdos digitais (fotos, vídeos, sons, textos, etc) para as futuras gerações, além de atender as outras necessidades.
Para isto, o WordPress irá oferecer neste pacote, uma série de serviços que vão do registro de domínio centenário até o suporte prêmio 24/7, passando por outros não menos importantes como backups espalhados em vários datacenters, envio para o Internet Archive (caso o seu conteúdo seja de domínio público), suporte para sistemas de navegação personalizado com protocolos de propriedades aprimorados e claro, tudo isso sob uma hospedagem gerenciada de alto nível. No entanto, estejam preparados para o valor da cobrança: US$ 38,000! E se não bastasse o alto valor do serviço, nem sequer poderemos parcelar em “suaves prestações”…
Obviamente, uma série de questionamentos (e ponderações) vêm a nossa mente: como podemos ter a garantia de que o serviço será prestado, já que não estaremos mais aqui para conferir o seu funcionamento (e nem sequer, para reclamar)? Será que os conteúdos que produzimos ao longo das nossas vidas, poderão ser visualizados por navegadores mais modernos? E chegarmos ao “Dia do Juízo Final”? Ou ainda, um planeta desconhecido interferir com a órbita da Terra ou um meteoro colidir com esta “bolinha azul-esverdeada”? Putz… Seja como for, vai ser interessante acompanhar as adesões dos influencers e outras estrelas deste novo mundo digital, além dos esforços dos menos privilegado para juntar toda esta grana!
Eis, o lado bom: ao menos, não iremos sentir falta desse dinheiro… &;-D