Quando utilizei pela primeira vez um sistema Linux, uma das coisas que mais estranhei foi o sistema de arquivos e a estrutura de dados do sistema. Diferente do DOS/Windows, o Linux adota o sistema de arquivos Extended, que na sua 2a versão (ext2) me deu muitas dores de cabeça, com problemas de falhas de acesso e corrupção de dados. Já quanto a estrutura de dados, o Linux segue a especificação Filesystem Hierarchy Standard (FHS), que por sua vez me trouxe algumas dificuldades na compreensão e na manipulação de arquivos e diretórios…
“OpenZFS project has officially announced the release of a new version 2.0.0 for its open source ZFS file system with unified Linux and FreeBSD codebase and other new features. For those who don’t know, OpenZFS is an open source storage platform that combines the traditional file system with a volume manager. It offers several advanced features such as hardware-accelerated native encryption, efficient storage with snapshots and copy-on-write clones, local or remote replication, protection against data corruption, and storage capacities of up to 256 trillion yobibytes.” — by Fossbytes.
Eis o OpenZFS 2.0, um sistema de arquivos que oferece vários recursos, como criptografia nativa acelerada por hardware, armazenamento eficiente com snapshots e clones copy-on-write, replicação local ou remota, proteção contra corrupção de dados e capacidade de armazenamento de até 256 trilhões de yobibytes. Ele provê suporte para o algoritmo de compressão ZStandard (ZSTD), suporte para o carregamento de inicialização (bootloader) aprimorado, suporte do systemd para a montagem automática (zfs-mount-generator), otimizações para a transferência de dados em paralelo (SIMD) e L2ARC (cache de substituição ajustável de nível 2), entre outras novidades.
Apesar de estar mais bem-servido com a atual versão estável do Extended (ext4) e ser dono de um bom SSD (bem mais confiáveis que os HDs), já experimentei outros sistemas de arquivos, como o ReiserFS e (até mesmo) o BtrFS. No entanto, por questões de licenciamento (pois sou um entusiasta do Software Livre), confesso que não dava muita atenção ao ZFS, um sistema de arquivos desenvolvido pela Sun Microsystem, que tinha uma licença semi-permissiva que entrava em conflito com os termos da GNU GPL. Inclusive, sequer sabia da existência do OpenZFS, que nesta nova versão, destaca-se por compartilhar a mesma base de código (e tecnologias) com o Linux e o BSD! Mas, será que eles (BSD) também não terão problemas em relação a questão da licença?
Só para constar: “tio” Torvalds não recomenda… &;-D