… uma atualização não resolva! Diferente das demais edições, os novos iPhone 15 utilizam uma carcaça dotada de um quadro composto por uma liga de titânio, que por sua vez confere uma maior resistência mecânica para os dispositivos. No entanto, alguns especialistas consideraram a possibilidade dos novos smartphones apresentarem problemas de aquecimento, em vista do titânio não ter as mesmas propriedades de dissipação térmica, se comparado com o alumínio. E não deu outra: vários usuários já fizeram várias relamações em relação a isto…
“From introducing the titanium frame to replacing the ring/silent switch with the new Action Button, Apple made subtle changes to the exterior of the iPhone 15 Pro and iPhone 15 Pro Max models to make them distinguishable from the non-pro model. But all is not well with the newest iPhones, as users are complaining that their iPhone 15 and iPhone 15 Pro models are running at higher temperatures than usual. Thankfully, a fix to the overheating problem will be issued via a software update, as confirmed by Apple.”
— by XDA Developers.
Mas para a Apple, o problema não está relacionado ao material utilizado e sim, a uma falha do sistema operacional iOS 17, que combinado com o uso de determinadas aplicações e jogos (Instagram, Uber e Asphalt 9), acabam afetando a utilização dos smartphones, resultando no aquecimento relatado. Para solucionar o problema, a empresa já está trabalhando em uma atualização para a futura versão 17.1. Porém, também existe a preocupação por parte dos usuários que a solução adotada para isto, possa reduzir a performance do dispositivo!
Será? Felizmente, a Apple garante que o problema de superaquecimento não irá afetar o desempenho a longo prazo dos novos smartphones, além de não trazer problemas relacionados a segurança. Ela também ressalta que as correções disponíveis a partir da atualização do iOS 17.1, não irão afetar na performance dos aparelhos, por se tratar de mudanças relacionadas apenas as aplicações. Portanto, podemos esperar que os dispositivos iPhone 15 continuem sendo tão poderosos quanto a Apple afirma, mesmo após a instalação da atualização.
Sei que para muitos, as afirmações da empresa passam uma certa confiança, por se tratar de aparelhos que trazem em seu DNA a excelência e qualidade, que somente os grandes produtos da marca possuem! Porém, não se esqueçam de que a Apple também teve momentos ruins com as falhas técnicas em seus produtos. Por exemplo, quem não se lembra dos problemas de recepção do sinal nos iPhones 4, da fragilidade dos iPhones 6 (que dobravam ao serem colocados no bolso de trás da calça) e as terríveis experiências de uso proporcionadas pelo aplicativo Maps?
Pois como diz o velho ditado: “gato escaldado tem medo de água fria”… &;-D