… causados por uma atualização anterior. Que isto já não é mais novidade, todo mundo já sabe (pois já postei sobre o assunto em outras oportunidades). Porém, não estamos nos referindo a alguma atualização “de terça-feira” qualquer, mas sim a uma grande implementação de software que dada a sua importância (e impacto), deveria ser exaustivamente testada! Desta vez, o foco da nossa atenção vai para a grande atualização promovida para o sistema operacional Windows 11, designada pelo código 22H2…
“Microsoft started rolling out the Windows 11 2022 update, also known as the 22H2 update, in over 190 countries in late September. As is always the case with updates of this size, users started running into problems, including Blue Screens of Death and game performance issues such as stuttering, G-Sync being affected, and audio anomalies. Some, but not all, of the game stuttering was caused by a separate driver issue. Nvidia addressed this in September by advising users to upgrade to the latest version of the GeForce app.”
— by TechSpot.
A própria Microsoft já está ciente dos problemas que ela vem causando desde então, mantendo uma seção de sua página de documentação designada exclusivamente, para relatar os problemas conhecidos. Desta vez, os gamers e aficcionados por jogos são a classe de usuários que estão se fodendo sendo a mais afetada! Para se ter uma idéia dos problemas que esses pobres coitados eles estão enfrentando, os principais relatos são referentes a problemas de performance (falhas de sincronia na exibição dos quadros), a exibição da tela BSOD (Blue Screens of Death) e reprodução de áudio.
Felizmente, a empresa já providenciou uma correção opcional, para lidar com os problemas causados por esta atualização, através do código KB5020044! Ela não só faz as correções necessárias para mitigar os impactos na performance durante a execução de jogos, como também resolve outros problemas causados pela atualização 22H2 e que afetam serviços como o Microsoft OneDrive, além de outros recursos e funcionalidades no sistema. Mas por se tratar de uma atualização Preview, apenas os usuários que fazem parte do programa Insider poderão obtê-la de forma automática. Para os demais, será necessário baixar e instalar manualmente.
Mais uma vez: não seria este, o momento ideal para a empresa promover profundas mudanças estruturais na infraestrutura de software do sistema (APIs, bibliotecas, frameworks, etc), tornando-o mais modular e independente, com o objetivo de simplificar não só a sua manutenção, como também promover o lançamento de novas versões sem maiores inconvenientes? Tal como acontece com as distribuições GNU/Linux, que mantém os principais componentes separados (kernel, interpretador de comandos, servidor gráfico, ambientes gráficos, subsistemas diversos, etc)! Pois como dizia um certo ditado anônimo…
“A Informátiva veio para resolver problemas que não existiam…” &;-D