Desde 2009, mantinha o site do Debian como a minha página padrão. Até antes, usava o buscador do Google, mas como esta ferramenta pode ser acionada diretamente da barra de endereços, não fazia mais sentido mantê-la como a minha página padrão. Por fim, desde que iniciei este blog (2016), passei a utilizar o meu próprio domínio pessoal como a minha página padrão, embora de vez em quando voltava a utilizar o site do Debian…
“Today (17/12), the Debian website displays a new homepage. Since the most recent web team sprint in March 2019, we have been working on renewing the structure, content, layout and scripts that build the site. There has been work mainly in two areas: removing or updating obsolete content, and creating a new homepage which is more attractive to newcomers, and which also highlights the social aspect of the Debian project in addition to the operating system we develop.” — by Bits from Debian.
Justamente por isto, quase se passou por desapercebida, a sua reformulação! Segundo os seus mantenedores, desde março/2019 a equipe está trabalhando na renovação da estrutura, do conteúdo, do layout e dos scripts que fazem parte do site. Além do óbvio (remoção de conteúdos obsoletos), o principal objetivo deste processo é torná-la mais atraente para os novos visitantes, além destacar o aspecto social do Debian, pois não só do sistema vive o projeto!
Pessoalmente, confesso que gostava mais da página antiga, pela simplicidade, ausência de imagens e disponibilidade de links, o que facilitava muito para carregar melhor (em conexões lentas) e acessar mais rapidamente as seções desejadas. Mas por outro lado, também reconheço que em termos de design ela deixava a desejar, especialmente quando acessada através de smartphones. De qualquer forma, melhorias e outras mudanças são bem-vindas, desde que realmente mostrem para que vieram. Inclusive, o seu canal IRC #debian-www já está disponível, para aqueles que desejarem colaborar para o seu desenvolvimento.
Pelo menos, não colocaram temas natalinos para enfeitar… &;-D