Se existe algo que não gosto em jogos eletrônicos, são as tradicionais companhias (ou companions, se preferir): são NPCs que estabelecem uma relação com o protagonista do jogo, conferindo-lhe não só uma companhia ativa durante as missões, como também estabelecem diálogos e fornecem missões extras, atributos e outrs recursos. Em geral, sou do tipo “lobo solitário” e na minha experiência, eles atrapalham mais do que ajudam! Por isso, só adoto as companhias somente quando elas são realmente necessárias ou exigidas pelo jogo…
“In that Twitter thread, Burgess goes deep into detail about how River influenced his desire to have a dog companion in Fallout 4 be more than a weapon, but a true friend to the player. Bringing the personality of a loving, protective, outgoing dog to Fallout 4 was one of Burgess’ design goals for the character, and so River’s looks, movements, but most importantly personality were reflected in the in-game character. Dogmeat’s propensity to bring you large objects, even ones you didn’t want, was based on River.”
— by PC Gamer.
Porém, muita coisa mudou a partir de Fallout 4: logo no início do jogo, iremos conhecer Dogmeat, um belo pastor alemão, sociável e muito alegre! Graças ao seu temperamento dócil, a longa e dura caminhada durante este mundo apocalíptico vazio e devastado, acabou se tornando algo interessante, agradável e divertido (considerando as devidas proporções)! Esta companhia já era conhecida desde as primeiras edições do jogo, mas se tornou muito especial a partir de Fallout 3, transformando-se em uma das marcas registradas desta série! Mas infelizmente, a River (a cadela “de carne e osso” que inspirou e serviu de modelo, para a criação do personagem virtual) faleceu!
Segundo Burgess (o dono do estimado animal), a River foi muito importante não só para a concepção da companhia (já que todas as animações e comportamentos foram baseados na captura de seus movimentos), como também deu o tom da parceira com o protagonista do jogo, por ser um personagem “amoroso, protetor e extrovertido”, cativando os fãs da franquia! Dogmeat é de longe, a companhia predileta dos jogadores de Fallout (inclusive a minha)! Até mesmo em combate, ele era bastante útil para distrair inimigos e possibilitar abatê-los sem maiores inconvenientes, já que estes ficavam ocupados enquanto eu preparava o meu ataque!
Descanse em paz, River! Graças a você, não só fomos agraciados com uma excelente companhia para estes tempos difíceis na Wasteland, como também nos fez olhar com mais carinho, para os nossos bichanos “de carne e osso” (pois certamente eles irão antes de nós)! Além disso, também ganhamos toda uma nova concepção em termos de construção de personagens para jogos, bem diferente daqueles que encontramos habitualmente nos jogos de hoje: generalizados, limitados a perfils estereotipados, sem vida e personalidade própria.
Como diz o velho ditado: “o cão é o melhor amigo do homem”! &;-D