… de câmeras, vai continuar por um bom tempo! Infelizmente, muita gente ainda acredita que produtos dotados de especificações técnicas com valores mais altos, serão melhores e/ou terão vantagens competitivas, como é o caso dos smartphones dotados de câmeras fotográficas de alta resolução (acreditem ou não, 48 MP são mais que suficientes). Porém, reconheço que é justamente graças a esta corrida por “números enormes”, que as tecnologias voltadas para a fabricação dos sensores de câmera evoluem, privilegiando também aquelas de menores resolução…
“OmniVision has unveiled its new 200MP flagship sensor, the OVB0D, positioned as a direct rival to Sony’s LYTIA 901. It’s a slightly larger 1/1.1-inch unit with a Bayer filter and a dual on-chip re-mosaic system, though Sony’s QQBC structure may still offer a detail advantage. OmniVision emphasizes high full-well capacity, strong dynamic range, and advanced DCG + LOFIC Gen 2 HDR processing. According to early leaks, both Sony’s and OmniVision’s new 200MP sensors are expected to debut in 2026 flagships from Vivo, OPPO, Xiaomi, and HONOR.”
— by Android Headlines.
Por isto, abraço as iniciativas de fabricantes que buscam ampliar a capacidade das câmeras digitais, como é o caso da Sony. Mas ela não está sozinha: a OmniVision lançou o OVB0D, o seu novo sensor de 200 MP para câmeras, que visa competir diretamente com o Sony LYTIA 901. Ele é um sensor ligeiramente maior, com 1/1.1 polegadas, e incorpora um filtro Bayer junto com um sistema de re-mosaico duplo no chip. Embora o novo sensor da Sony possa ter uma ligeira vantagem em detalhes devido à sua estrutura QQBC (Quad-Quad-Bayer Coding) mais complexa, a OmniVision destaca que o seu sensor possui uma “capacidade de poço cheio” (full-well capacity) muito alta (400K) e uma forte faixa dinâmica.
O foco da OmniVision com o OVB0D é o desempenho em situações de alto alcance dinâmico (HDR), utilizando a tecnologia DCG + LOFIC Gen 2 para processamento multi-frame HDR, o que deve permitir um excelente manuseio mesmo em condições extremas de HDR. As especificações técnicas indicam que ambos os novos sensores, tanto o da OmniVision quanto o da Sony, são quase sensores de câmera de 1 polegada, trazendo consigo muitas melhorias para a fotografia móvel.
Espera-se que tanto o OVB0D da OmniVision quanto o novo sensor de 200 MP da Sony sejam implementados em modelos de smartphones flagship em 2026. Tipsters da indústria sugerem que marcas como Vivo, OPPO, Xiaomi e HONOR estão entre as primeiras a adotar esses novos sensores em seus dispositivos de ponta, como o Vivo X300 Ultra e o OPPO Find X9 Ultra. Esses lançamentos indicam uma escalada na qualidade e nas especificações das câmeras de smartphones.
De qualquer forma, que bom que todos os públicos estejam satisfeitos… &;-D