Performance das placas de vídeo Intel ARC trará “dor de cabeça” para…

… a nVidia e a AMD? Já havia dito isto em outras oportunidades e volto a dizer: a minha preferência por IGPs (e futuramente, GPUs) da Intel se dá especialmente pelos bons drivers que ela disponibiliza para os sistemas GNU/Linux. Eles ganharam uma importância especial, numa época em que os ambientes gráficos passaram a utilizar a aceleração 3D, para exibir efeitos visuais belos e exuberantes! E de vez em quando, também usava o sistema para rodar jogos ocasionais…

“Intel ARC graphics card performance has quietly improved with each driver update. Recently, the main esports titles have been able to benefit from performance gains of up to 80%. Of course, the titles concerned are not recent, but they are still very popular on the esports scene. CS:GO, Starcraft 2 or League of Legends have benefited from improvements of nearly 48 and 36% respectively.”

— by Overclocking.

Em relação aos jogos, os IGPs da Intel deixavam muito a desejar, por causa das baixas performances oferecidas por eles! Por isto, as novas CPUs dotadas de IGPs baseadas na arquitetura Intel Xe (12a. Gen) se tornaram especiais, pois além de oferecer uma performance “mais do que suficiente”, também passaria a contar com os bons drivers oferecidos pela Intel! Mesmo optando pelos consoles como plataforma de jogos “oficial”, ainda pretendo rodar jogos ocasionais no PC! Em relação a isto, eis mais uma excelente notícia…

As novas atualizações promovem um grande aumento na performance, para a execução de jogos mais antigos baseados na API gráfica DirectX 11! Títulos que ainda são bastante populares como CS:GO, Starcraft 2 e League of Legends chegaram a ter ganhos de até 48%, sem contar vários outros alcançaram até 80%! Tais melhorias são tão preponderantes, que possibilitaram placas de vídeo intermediárias como a Intel ARC A750 competir até mesmo com as placa da nVidia que lideram neste segmento do mercado, como as séries 3050, 3060 e até mesmo 3070.

Pretendo trocar de plataforma de jogos em um futuro não muito distante, saindo do Microsoft Xbox para o Sony PlayStation. Porém, também pretendo manter um PC desktop com poder computacional “de sobra” para rodar os títulos exclusivos da Microsoft, para não “perder de vista” os títulos da ZeniMax que tanto admiro! Inclusive, muitos destes títulos possuem modificações especiais e que são acessíveis somente através da plataforma PC!

Enquanto isso, vou curtindo o Xbox Serie S “enquanto durar”… &;-D